Tecnologia nova para clarear açúcar cristal
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 01 de novembro de 2005
Márcia Wonghon<br> Agência Brasil 
Recife - Uma nova tecnologia para clarear o açúcar cristal, que substitui o uso do enxofre -produto químico tóxico, cancerígeno, corrosivo e poluente - pelo carbonato de cálcio, está em fase de testes para ser implementada em quatro unidades produtoras de açúcar e de álcool de um grupo empresarial brasileiro. A primeira usina a receber o investimento fica em Natal, no Rio Grande do Norte. Um grupo produtor de açúcar na Europa também demonstrou interesse no projeto, desenvolvido em Pernambuco.
De acordo com o químico industrial Frederico Dantas, inventor do método, a clarificação do caldo da cana para produção de açúcar branco por meio da bicarbonatação tem entre outras vantagens, em comparação com a tecnologia tradicional da sulfitação, benefícios à saúde humana e ao meio ambiente, além de resultar em maior produção e menos custos operacionais para as usinas. ''Elas não precisarão substituir as tubulações, por motivo de corrosão, nas entressafras'', observou. O processo já foi registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).
Dantas, também especialista em tecnologia ambiental, afirmou que a preferência pelo açúcar isento de enxofre é uma tendência do mercado mundial, que cada vez mais exige produtos alimentícios saudáveis, livres de resíduos tóxicos, nos processos de fabricação e conservação.
Para implantação do processo nas usinas produtoras de açúcar cristal os empresários terão de investir, antes, cerca de R$ 600 mil na instalação de uma unidade de produção de bicarbonato de cálcio, que precisará ser sintetizado, por não ser encontrado na natureza.
O presidente do Sindicato da Indústria do Álcool e do Açúcar de Pernambuco, Renato Cunha, disse que o setor, responsável pela industrialização e comercialização de 1,4 milhão de toneladas de açúcar por ano, vê com satisfação as descobertas de novas tecnologias de melhoramento da produção. Ele explicou que atualmente o açúcar produzido no Estado é clareado por meio do uso do enxofre e também de outros produtos orgânicos, a exemplo do tanino da acácia negra.


