Tecnologia avança, mas é preciso capacitar os profissionais
Os desafios para o mercado de trabalho do futuro foram tema da 21ª edição do Encontros Folha, realizado em Londrina, na terça-feira (3)
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 04 de setembro de 2024
Os desafios para o mercado de trabalho do futuro foram tema da 21ª edição do Encontros Folha, realizado em Londrina, na terça-feira (3)
Reportagem local
O papel das universidades públicas, das escolas técnicas e das empresas na capacitação de jovens para trabalhar na área de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) foi um dos principais focos do debate ocorrido durante a 21ª edição do Encontros Folha, realizado na noite de terça-feira (3), no Centro de Eventos do Aurora Shopping. Especialistas convidados para falar sobre o tema enfatizaram que ao mesmo tempo em que investir na formação de talentos atende às necessidades do mercado de trabalho, também fortalece a economia e amplia oportunidades de desenvolvimento social.
A TIC é uma das áreas mais promissoras e dinâmicas da economia mundial e enfrenta um grande desafio, que é a escassez de mão de obra qualificada. O perfil de profissionais para atuar nessa área e também em outros segmentos impactados com as ferramentas tecnológicas precisa ser capaz de lidar com IA (Inteligência Artificial), cibersegurança, análise de dados e tantas outras demandas.
Para debater as conquistas e desafios desse mercado, o Grupo Folha de Londrina trouxe para a 21ª edição do Encontros o tema "Inovação e Tecnologia: Os Novos Marcos Para a Geração de Empregos". Na pauta, as possibilidades no novo mercado de trabalho, a necessidade de atualização constante e os caminhos para dominar as novas tecnologias.
O evento reuniu, no Centro de Eventos do Aurora Shopping, em Londrina, lideranças empresariais e políticas, além de professores e estudantes, para ouvir o reitor da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), Miguel Sanches Neto; o gerente de planejamento da Integrada Cooperativa Agroindustrial, André Galletti Júnior; a coordenadora no Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação e HUB de Inteligência Artificial, Silvana Mali Kumura. O mediador foi o professor Marco Antonio Ferreira, coordenador do MBA em Gerenciamento de Projetos da UTFPR (Universidade Federal Tecnológica do Paraná) - campus Londrina.
O palestrante principal, Miguel Sanches Neto, falou sobre o projeto Talento Tech-Paraná, lançado em junho pelo governo do Estado, coordenado pela UEPG, para ofertar cursos profissionalizantes na área de TIC para cerca de três mil estudantes do ensino médio e do ensino superior em 50 municípios. Na edição da Folha de Londrina do próximo fim de semana (7 e 8), será publicada reportagem especial com a cobertura do evento.
O superintendente do Grupo Folha de Londrina, José Nicolás Mejía, fala da importância da escolha do tema da 21ª edição do Encontros Folha: "A inovação tecnológica tem impulsionado o surgimento de setores variados como IA, biotecnologia, internet das coisas e essas áreas emanam força profissional especializada e estamos criando empregos que antes eram inimagináveis. Ferramentas de automação, como robôs industriais, softwares de automação de processos podem realizar tarefas repetitivas e aumentar a produtividade das empresas. Isso permite aos trabalhadores se concentrarem em funções mais complexas e mais estratégicas, gerando valor a empresa e ao processo empresarial como um todo."
O Encontros Folha é realizado desde 2014. O objetivo desse projeto é proporcionar à sociedade do Norte do Paraná e aos leitores informação e debate sobre temas que afetam diretamente a vida na cidade e a realidade do país.
A realização do evento é da Folha de Londrina; correalização, Sebrae; patrocínio, Sicoob e Integrada Cooperativa Agroindustrial. Apoio: Amadeus e Frezarin.