Técnicos da FAO, ONU, Cepal, Unicamp, Universidade Federal Rural do Rio Janeiro e Iapar, discutem amanhã e quarta-feira, em Londrina, uma série de temas relacionados com as ‘‘ocupações rurais não-agrícolas’’. O evento ‘‘Oficina de Atualização Temática’’ vai analisar, pela ótica de vários cientistas, as transformações que estão ocorrendo em numerosos municípios brasileiros e em paíse da América Latina.
As palestras e reuniões, bem como os debates, serão no Centro de Difusão de Tecnologia (CDT) do Iapar.
Haverá palestras interessantes como ‘‘As Mudanças no Comportamento da Família Rural’’, pela professora Maria José Carneiro da UFRRJ, e ‘‘Avanços da Globalização, Políticas Públicas e a Nova Realidade’’, pelo professor José Graziano da Silva, da Uncamp.
O evento é uma promoção do Programa Cooperativo de Desenvolvimento Rural (Procoder) do Cone Sul e Instituto Interamericano de Cooperação Agrícola (IICA) e organizado pelo Iapar - Área de Sócio-Economia.
Fenômenos recentes que estão mudando o perfil sócio-econômico da população rural e urbana são temas de palestras como a do pesquisador Mauro Del Grossi, do Iapar: ‘‘A Expansão Recente das Ocupações Rurais Não Agrícolas’’ (ORNAs).
A professora Martine Dirven, da Onu/Cepal, abordará o ‘‘Emprego Agrícola e não Agrícola na América Latina’’. E o doutor Alexander Schejtman, da Fao/RLC, falará sobre o ‘‘Emprego Rural Não-agrícola e os Projetos como Política Rural’’.
Mauro Del Grossi também abordará as dinâmicas geradoras das ORNAs e o ‘‘novo rural’’. Dinâmicas vinculadas às atividades agrícolas; dinâmicas vinculadas às atividades não-agrícolas. A relação entre as dinâmicas e o entorno social. A composição do ‘‘novo rural’’. - Reafirmar a importância da diversificação econômica em curso no meio rural.
O pesquisador Antônio Carlos Laurenti, do Iapar, falará sobre ‘‘Diferenciação dos Agricultores Familiares via Terceirização da Execução dos Trabalhos Agrários Diretos’’.
Além das palestras haverá debates e ‘‘comunicações técnicas’’, uma delas sobre a experiência do Paraná com as Vilas Rurais, por Humberto Malucelli, da Secretaria da Agricultura.