São Paulo – O juro médio cobrado para utilização de cheque especial atingiu 178,28% em 2001. Nos empréstimos pessoais, a taxa chegou a 88,61% no ano, segundo pesquisa da Fundação Procon-SP divulgada ontem.
Em janeiro, de acordo com o Procon, o juro mensal das operações com cheque especial apresentou estabilidade na comparação com dezembro, permanecendo em 8,90%.
A maior taxa verificada para o cheque especial foi de 9,50% ao mês, no HSBC e BCN, enquanto a menor foi de 7,95% ao mês, na Nossa Caixa Nosso Banco. Segundo o Procon, não foi observada alteração em taxas de juros dessa modalidade nos bancos pesquisados.
Já os juros mensais para empréstimos pessoais apresentaram uma ligeira queda em relação à pesquisa de dezembro, passando de 5,46% ao mês para 5,43%. A maior taxa praticada foi de 6,95% ao mês, no Itaú, e a menor foi de 3,50%, no BBV.
A única queda nos juros de empréstimos pessoais foi verificada na Caixa Econômica Federal, de 5,20% para 4,80%. Os demais bancos não alteraram as taxas.
Apesar da estabilidade nos juros de cheque especial e recuo nas taxas para empréstimos pessoais, os técnicos de Estudos e Pesquisas do Procon avaliam que as taxas continuam elevadas e sem grandes alterações, acompanhando o juro básico, que permanece em 19% ao ano.
De acordo com os técnicos, tendo em vista que janeiro é um mês em que geralmente existem gastos extras, como IPVA, IPTU, despesas escolares, entre outros, caso sejam necessários recursos para pagamento dessas obrigações, o consumidor deve estar ciente de que as taxas ainda encontram-se em patamares muito elevados.

mockup