Taxa de desemprego apresenta leve aumento em Curitiba
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 30 de março de 2004
Rodrigo Sais<br> Equipe da Folha 
Curitiba - A taxa de desemprego na Região Metropolitana de Curitiba em fevereiro foi de 7,5%, um aumento de 0,4% em relação a janeiro. Os dados são do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), que divulgou ontem a pesquisa mensal de emprego que realiza em conjunto com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A pesquisa é realizada em sete capitais brasileiras. O índice de Curitiba foi o menor dentre as cidades pesquisadas. O maior índice de desemprego foi registrado em Salvador (17,1%) seguido de São Paulo (13,6%) e Recife (12,7%).
Segundo a diretora do Centro Estadual de Estatística do Ipardes, Sachiko Araki Lira, o aumento no índice de desemprego em fevereiro é normal. ''É um efeito sazonal. Muitas contratações temporárias acabam em janeiro, e estudantes que ainda estão de férias costumam procurar emprego em fevereiro, aumentando a população que busca por uma vaga ativamente'', lembrou.
Sachiko destacou que apesar do ligeiro aumento, a situação é significativamente melhor do que em fevereiro do ano passado, quando o desemprego chegou a 9% na Região Metropolitana de Curitiba.
De acordo com os dados do Ipardes, o maior índice de aumento de vagas ocorreu no setor público (5,6%), sendo que o de serviços domésticos apresentou o maior decréscimo nas ocupações (7,4%).


