Rio de Ja­nei­ro - A ta­xa de anal­fa­be­tis­mo no ­País per­ma­ne­ceu pra­ti­ca­men­te inal­te­ra­da em 2008 em re­la­ção ao ano an­te­rior. Se­gun­do a Pes­qui­sa Na­cio­nal por Amos­tra de Do­mi­cí­lios (­Pnad), do IB­GE, ha­via cer­ca de 14,2 mi­lhões de anal­fa­be­tos com ­mais de 15 ­anos de ida­de no Bra­sil em 2008, quan­do a ta­xa foi es­ti­ma­da em 10%. Em 2007, a ta­xa foi de 10,1%.
  As dis­pa­ri­da­des re­gio­nais, no que diz res­pei­to ao anal­fa­be­tis­mo, não di­mi­nuí­ram no ano pas­sa­do, quan­do a re­gião Nor­des­te apre­sen­ta­va uma ta­xa de 19,4%, qua­se o do­bro da na­cio­nal. Po­rém, se­gun­do des­ta­ca o do­cu­men­to de di­vul­ga­ção da ­Pnad, o Nor­des­te foi ‘‘a úni­ca re­gião a apre­sen­tar que­da ­expressiva’’ na ta­xa de anal­fa­be­tis­mo no ano pas­sa­do em re­la­ção a 2007, quan­do che­ga­va a 19,9%.
  Já a ta­xa de anal­fa­be­tis­mo fun­cio­nal, re­pre­sen­ta­da pe­la pro­por­ção de pes­soas de 15 ­anos ou ­mais de ida­de com me­nos de qua­tro ­anos de es­tu­dos com­ple­tos, foi es­ti­ma­da em 21% em 2008, an­te 21,8% em 2007.

mockup