Tápias quer 'seguro da exportação'
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 26 de março de 2001
Agência Folha De Brasília 
O ministro do Desenvolvimento, Alcides Tápias (foto), disse ontem que será criado um seguro para garantir as exportações de produtos brasileiros dentro da América Latina. A empresa responsável pelo produto será a Seguradora Brasileira de Comércio Exterior, que deve detalhar o novo seguro dentro de duas semanas.
Segundo ele, o seguro de exportações terá duas funções básicas: garantir o crédito de quem compra e a transferência dos dólares. Tápias também disse ontem que está descartada a possibilidade de aumentar a importação de energia para suprir a escassez que poderá ocorrer a partir de abril devido à falta de chuvas e investimentos no setor.
Segundo ele, o governo descartou incluir a importação de energia elétrica no plano de contingência que está sendo elaborado, pois as linhas de transmissão do País não têm capacidade para aumentar a importação de energia. O Brasil importa energia elétrica da Argentina.
Uma das propostas que está sendo estudada pelo governo é a aprovação de novos financiamentos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para as obras de geração de energia. Hoje o BNDES já financia toda a parte nacional (mão de obra e equipamentos fabricados no Brasil) das usinas incluídas no programa de construção de termelétricas.
ReflexosMário Soares, ex-primeiro-ministro (76-78 e 83-85) e ex-presidente (86-96) de Portugal, disse ontem em Porto Alegre (RS) temer que a crise argentina atinja o Brasil e comprometa o bom funcionamento do Mercosul. Vejo com muita preocupação a crise argentina, que pode ser muito grave para o Brasil. Espero que seja superada. Sou um grande partidário do Mercosul e quero que o bloco se fortaleça. Ele será bom para os países da região e a Europa deve ajudar no seu aprofundamento. Soares disse que a convivência entre o Mercosul e a Alca é teoricamente possível.


