Quem deixou para fazer as compras de final de semana no feriado esperando tranquilidade certamente se decepcionou. Filas nas peixarias e movimento constante nos corredores foram comuns, principalmente na parte da manhã com o consumidor em busca do peixe da Sexta-Feira Santa. A maioria das grandes redes abriu durante todo o dia e funcionou em horário de sábado, até as 21 horas.
Ao contrário do esperado, a maioria dos consumidores que foram aos supermercados não se ativeram apenas nas compras de final de semana e de Páscoa. ''Foi um movimento geral, com venda de todos nossos gêneros'', afirma Ademir Vedoato, da rede de supermercados Viscardi.
A dona de casa Lucimara Lopes, que aproveitou o feriado para fazer as compras do mês. ''Para gente facilitou, senão teríamos que deixar as compras para segunda já que amanhã (hoje) não teria jeito'', afirma. Já o casal Édina e Wander Silva iam comprar apenas gêneros para o dia e alguns chocolates extras para presentes de última hora mas resolveram estender a compra.
''Como estamos aqui acabamos aproveitando e levando o resto que está faltando em casa'', afirma o casal que, contudo, não aprova a abertura dos supermercados no feriado. ''Não está certo fazer o pessoal trabalhar hoje mas como está aberto a gente acaba vindo'', afirma Wander.
O bom movimento pode ser explicado pela data do feriado neste ano. ''O cliente geralmente já aproveita para fazer compras no feriado e, além disso, a maioria das pessoas recebeu na quarta ou quinta-feira'', argumenta o gerente do Hipermercado Condor, João Luiz Tibério. Ele também lembra que os supermercados não abrirão amanhã e parte da clientela desse dia passou para a sexta-feira.
Apesar das compras gerais, o carro-chefe de ontem foi mesmo o chocolate. O corre-corre nos supermercados mostra que o consumidor que deixou a compra para hoje terá dificuldade. Ontem, havia oferta reduzida de ovos, principalmente dos números menores e, em alguns supermercados, o produto já acabou.
''Tá tudo quebrado, não tem mais nada do que eu queria, não tem desconto em ovo quebrado, tá difícil'', resume Vanderléia Silva. A consumidora espantou-se com a rapidez das vendas. ''A gente estava ouvindo que esse ano tinham toneladas de chocolate e, de uma hora para outra, venderam tudo, os mercados esvaziaram'', diz.

mockup