O ano mal começou, ainda nem passamos pelo Carnaval, os panetones seguem nas prateleiras, mas os supermercados já estão de olho na Páscoa, neste ano celebrada em 9 de abril. Em algumas redes, as parreiras de ovos de chocolate começaram a ser montadas no final de janeiro e os consumidores já podem antecipar as compras. A oferta dos chocolates com tanta antecedência faz parte da estratégia para impulsionar as vendas. Tem varejista esperando alta de 5% no volume de vendas em relação à Páscoa de 2022.

A rede de supermercados Condor incrementou as negociações com os fornecedores para disponibilizar o quanto antes nas lojas do Paraná e de Santa Catarina todos os lançamentos dos fabricantes, tanto para as crianças quanto para os adultos. A expectativa é aumentar em 5% o volume de vendas dos itens de chocolate neste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. “Há alguns anos, a gente sempre tenta sair na frente na Páscoa e inicia bem antes as vendas. É uma estratégia com os fabricantes, mostrar o sortimento todo para que as pessoas possam ter tempo e tranquilidade para comprar”, destacou o diretor de Operações da rede Condor, Maurício Bendixen. “Na correria, na reta final, as pessoas acabam comprando o que elas encontram. Com antecedência, podem se programar, fazer uma compra mais prazerosa e podem até mesmo comparar os preços e os produtos.”

A partir do momento em que um produto começa a ser ofertado, as vendas acontecem, afirmou Bendixen. “Nessa primeira etapa, desde o primeiro dia, já começamos a vender. Saem principalmente as barras e os coelhinhos”, comentou. Em relação aos preços dos chocolates, os consumidores podem se preparar para gastar um pouco mais, os reajustes estão, em média, entre 6% e 7% sobre a Páscoa do ano anterior.

O mix da rede vai contar com os licenciados, presenteáveis, zero lactose, zero açúcar, caixas de bombons e chocolates em barra. Mas Bendixen também aposta no crescimento das vendas dos itens bastante consumidos na quaresma, com maior ênfase na Sexta-Feira Santa, como peixes, bacalhau, azeites e vinhos, que no total das vendas da Páscoa, detêm em torno de 20% de participação.

No Super Muffato o estoque começou a ser abastecido em janeiro e a expectativa é aumentar as vendas em 10% sobre os resultados da Páscoa passada. Nas lojas do grupo, os ovos de chocolate já estão à disposição dos clientes, mas o mix de produtos inclui marcas importadas e chocolates artesanais. Para atender a todos os gostos e orçamentos, há itens mais econômicos como barras, bombons e wafers e opções para quem tem restrições alimentares, em versões sem glúten, lactose e açúcar.

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