Supermercados alegam lucro de 14% nos lácteos
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 12 de março de 2002
Denise Angelo<br>Equipe da Folha 
Curitiba - O presidente da Associação Paranaense dos Supermercadistas (Apras), Pedro Joanir Zonta, apresentou ontem aos deputados que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Alimentos informações sobre os preços praticados na sua rede de supermercados, o Condor. Segundo ele, considerando todos os produtos do grupo lácteo, a margem média de lucro dos supermercados é de 14%. Porém, Zonta alegou que o custo operacional da seção de lácteos é de 24% porque exige refrigeração constante. Com isso, a venda dos produtos lácteos nos mercados daria um prejuízo médio de 10% para as empresas varejistas.
Sobre a venda do litro do leite longa vida, o presidente da entidade disse que as empresas ganham em média 9%. Já no leite de pacote, também conhecido como barriga mole, a margem de lucro é um pouco maior e chega a 12%. Dos itens que compõem o setor, Zonta informou que o queijo proporciona a maior margem de lucro, na faixa dos 30%. Praticamos essa margem porque fatiamos o queijo para vendê-lo e isso tem um custo, afirmou.
Ele argumentou ainda que no Paraná o setor supermercadista é altamente competitivo. São cerca de 4,5 mil habitantes para um mercado, enquanto no Rio de Janeiro são 9,5 mil habitantes. Hoje o Estado tem 2.030 empresas, com 2.450 lojas.
Diante das afirmações de Zonta, o relator da CPI, deputado César Silvestri (PPS), apresentou uma pesquisa do Procon, feita entre os dias 4 e 5 de março em Londrina, apontando que o preço do quilo do queijo prato varia de R$ 5,94, no mercado Condor a R$ 21,79 no Carrefour. Portanto, as margens do setor lácteo estão muito acima dos 14% mostrados, insistiu Silvestri.
Segundo o presidente da CPI, deputado Orlando Pessutti (PMDB), na próxima semana serão realizadas duas audiências da CPI. Uma no dia 19, para ouvir os representantes da Associação dos Fornecedores de Supermercados do Paraná, do Wal-Mart e do Extra. A outra, no dia 20, com representantes do Carrefour e do Grupo Sonae.


