SUAS COMPRAS
PUBLICAÇÃO
sábado, 15 de novembro de 2008
Gisele Mendonça<br> Reportagem Local 
Presentear neste Natal, saldar as dívidas e ainda entrar em 2009 com alguma reserva parece impossível? Não, desde que haja planejamento e equilíbrio, diz a consultora em saúde financeira Suyen Miranda. Ela afirma que as pessoas devem fazer uma lista do que comprar, ir para as lojas, de preferência, sozinhas, e não dar cheque pré-datado. Tudo para não cair na tentação de gastar muito além do que se pretendia.
O ponto de partida é saber o que comprar, para quem e com que dinheiro. E é bom que tudo seja feito com antecedência. ''Normalmente, a compra feita perto do Natal gera um estresse de falta de produtos, dificuldade para estacionar o carro perto das lojas, e por vezes um custo mais caro por conta da correria do final de ano'', diz Suyen.
A consultora observa que fazer uma lista das pessoas a serem presenteadas e estabelecer o valor que irá gastar é uma forma de economizar. Lançar mão do tradicional amigo-secreto, optar por presentes artesanais e usar a criatividade também são boas saídas. ''Às vezes, um presente simples, mas bem embalado, acompanhado de uma mensagem escrita, faz lembrar mais do que algo caro'', observa.
Saber exatamente o que fazer com o 13º salário também faz parte do planejamento de final de ano proposto pela consultora. Ela sugere usar 30% para pagar dívidas (nem que seja parte delas), 30% para comprar presentes, 10% para para poupar e o restante para presentear a si mesmo. ''Gastar com você mesmo é importante. Afinal, esse é um dinheiro que resultou do seu trabalho durante o ano'', pondera.
Segundo Suyen, o consumidor deve considerar que vai precisar de uma reserva para o início do ano, quando chegam os impostos, a mensalidade escolar mais alta e a lista de materiais. ''Por isso, não se deve cair na tentação do cheque pré-datado e começar o ano sob o risco de não ter como cobrí-los'', diz. O cartão também deve se usado com critério. ''O ideal é que se parcele apenas bens duráveis''.
Sair às compras sozinho é outra dica de economia da consultora. ''Uma companhia pode te influenciar a gastar mais, levar coisas que não precisa. Crianças e adolescentes geralmente querem vários presentes e os mais caros. Sozinho, o consumidor vai se ater à sua própria opinião'', orienta Suyen.
Faça com cuidado
Como escolher os presentes
- O primeiro passo é saber
o que comprar, para quem
e com que dinheiro
- Faça uma lista das
pessoas a serem presenteadas e estabeleça um valor a ser gasto
- Compre o quanto antes.
A compra feita perto do
Natal estressa e pode
custar mais caro
- Use a criatividade. Um presente simples mas bem embalado, acompanhado de uma mensagem escrita, faz lembrar mais do que algo caro
- Opte pelo amigo-secreto
em família. Bem planejado, ele ajuda a presentear
com qualidade
Ceia de Natal
- Pode-se organizar uma lista para que todos ajudem e o custo fique menor. Assim é possível evitar desperdícios e agradar a maioria com o
bolso em ordem
13o salário
- Planeje. Use 30% para quitar dívidas, 30% para presentear, 10% para poupar e o restante gaste consigo mesmo (viagens, pertences pessoais)
Forma de pagamento
- Evite usar cheques pré-datados para não correr o risco de começar 2009 sem poder cobrí-los
- No cartão, parcele apenas bens duráveis
Fonte: consultora Suyen Miranda


