Suas compras
Pode-se afirmar que o consumo de queijo está diretamente relacionado ao clima. Enquanto no Brasil o consumo per capita anual se aproxima de quatro quilos, em alguns países da Europa passa de 20 quilos por ano. E a aproximação do inverno faz aumentar as vendas de queijos nos supermercados e casas especializadas. Uma das principais características do queijo é a versatilidade. O produto pode ser consumido como lanche, petisco, prato principal ou sobremesa.
A auxiliar de escritório Ana Maria Mazzei comprou uma panela especial para ''fondue'' e estava em um supermercado procurando queijo para ''inaugurar'' o utensílio. ''Ainda não encontrei esse queijo, pelo menos nada que se relacione ao nome fondue''. Ana Maria diz que seu queijo preferido é a mussarela e compra o produto fatiado duas vezes por semana quando vai preparar pizzas ou sanduíches. Ela observou que há uma grande variedade do produto na seção de frios do supermercado, mas acha que os preços estão muito altos para o orçamento da maioria da população. ''Acho que as pessoas consomem mais a mussarela, o provolone e o prato, porque são mais acessíveis''. Ela também acredita que há uma ''tendência natural'' do consumo de queijo no inverno. ''Com um vinho é melhor ainda; um queijo é bom para acompanhar''.
A administradora de empresas Elen Iombriller tem preferência pelo parmesão, o provolone e o gruyère, que considera ''muito saboroso''. Segundo ela, o preço do produto ''está razoável'', mas acha que houve um ligeiro aumento nas últimas semanas em função do aumento do preço do leite. Ela compra queijos toda semana e em pequenas porções para evitar que o produto estrangue. ''Com a chegada do inverno, a gente aumenta o consumo com certeza, de preferência com vinho, que é bem agradável''. A dona de casa diz que se preocupa com o fato do queijo ser um produto gorduroso, mas acha que não há problemas em consumir ''apenas regularmente''.
A mussarela é o queijo de maior consumo na casa do sargento Márcio Caldeira. Ele leva em conta uma série de detalhes na hora de comprar queijo: a qualidade, o sabor, o prazo de validade e o preço. ''Acho que o preço está bom; já esteve mais alto'', afirma, destacando que ''há alguns tipos de queijo que a gente gosta bastante, mas o poder aquisitivo não permite que a gente aprecie todos''. Ele usa a mussarela no preparo de pizzas, lanches e lazanhas e se preocupa com o fato de que o produto contribui para o aumento de peso. ''Tudo que a gente consome em excesso faz mal para a saúde. E o queijo, mesmo sendo gostoso, a gente tem que ter um pouco de limite''.
Queijos amarelos são mais gordurosos
A nutricionista Beatriz Ulate recomenda que o queijo seja consumido com moderação. O produto é rico em cálcio e proteína e possue alto teor de gordura, colesterol e sódio. Segundo ela, é muito relativo falar em termos de quantidade ideal porque isto varia de pessoa para pessoa. Entretanto, afirma que não há problema o consumo de duas fatias de queijo branco por dia, o que corresponde a 30 ou 40 gramas.
Para ela, o maior problema está no consumo dos queijos amarelos que são mais gordurosos e também os preferidos nesta época. A gordura dá consistência e sabor ao queijo, sendo que 70 a 80% de suas calorias vêm da gordura. Até os queijos preparados com leite desnatado ou semi-desnatado são gordurosos.
De acordo com a nutricionista, o consumo exagerado de queijos pode causar alguns problemas de saúde para as pessoas que tenham colesterol ou excesso de peso porque são muito calóricos. E como a maioria dos queijos é salgada, pode representar perigo também para os hipertensos.
Beatriz sugere ainda que as pessoas não concentrem o consumo de queijo em apenas um dia da semana, por exemplo, como forma de compensação da quantidade diária. Concentrar a alimentação em um dia ou em um momento nunca é benéfico e geralmente é inadequado. (E.A.)





