Os profissionais de Odontologia, ou dentistas como são popularmente conhecidos, dedicam-se a um processo contínuo de aprimoramento das técnicas utilizadas para garantir a saúde bucal e a satisfação de seus pacientes quanto à estética e boa funcionalidade dos dentes. Conforme explica a coordenadora da pós-graduação em Odontologia da UEL, Cássia Dezan Garbelini, a base fundamental dos conhecimentos do profissional é adquirida nos cursos de graduação que em sua grande maioria têm duração de cinco anos em período integral. ''No entanto, algumas instituições oferecem o curso em quatro anos'', comenta.
Durante a fase acadêmica, os futuros dentistas terão contato com todas as possíveis áreas nas quais poderão se especializar como: odontopediatria, periodontia, ortodontia e endodontia. Outra fase importante do aprendizado é o contato do aluno com pacientes durante os estágios supervisionados. ''Na UEL os alunos cumprem 800 horas de estágio clínico com supervisão dos professores'', explica Cássia.
A conclusão do curso confere habilitação para atuar como cirurgião-dentista - clínico geral, permitindo que o profissional ofereça atendimentos clínicos. Mas o campo de atuação do profissional é muito mais abrangente, conforme relata o coordenador adjunto do curso de Odontologia da Unopar Fernão Campos Leite Júnior. ''A profissão do dentista deixou de ser vinculada apenas aos consultórios. Hoje é possível trabalhar em indústrias contribuindo para o desenvolvimento de novos materiais. O serviço público também tem aberto vagas para a contratação do odontologista. Além dos convênios odontológicos que se mostram um filão interessante e de oportunidades para os profissionais. Não podemos nos esquecer, por fim, do meio acadêmico'', afirma Fernão.


Sucesso exige atualização constante

  For­ma­do há ­seis ­anos, o pe­rio­don­tis­ta Eduar­do Za­ca­rias ­Cury fez uma aná­li­se so­bre ­suas ex­pec­ta­ti­vas fu­tu­ras co­mo pro­fis­sio­nal na ho­ra de es­co­lher a es­pe­cia­li­da­de em que atua­ria. ‘‘Le­vei em con­si­de­ra­ção a de­man­da por tra­ta­men­tos des­sa na­tu­re­za. Os pro­ble­mas pe­rio­don­tais (sis­te­ma de su­por­te dos den­tes) são os maio­res res­pon­sá­veis por per­da de den­tes na atua­li­da­de, su­pe­ran­do até mes­mo as com­pli­ca­ções de­cor­ren­tes de ­cáries’’, ava­lia.
  ­Após de­fi­nir o fi­lão de mer­ca­do que gos­ta­ria de ­atuar, ­Cury fez sua es­pe­cia­li­za­ção na Uni­ver­si­da­de Es­ta­dual de Lon­dri­na (UEL) e apri­mo­rou-se com cur­sos de aper­fei­çoa­men­to em im­plan­tes. Ho­je, ele aten­de em um con­sul­tó­rio mul­ti­dis­ci­pli­nar. ‘‘Nos­sa equi­pe con­ta com pro­fis­sio­nais da pe­rio­don­tia, or­to­don­tia, en­do­don­tia e es­té­ti­ca. Des­sa for­ma, con­se­gui­mos so­lu­cio­nar to­dos os pro­ble­mas apre­sen­ta­dos pe­los pa­cien­tes sem que se­ja pre­ci­so mu­dá-lo de clí­ni­ca. A pro­xi­mi­da­de com ou­tras es­pe­cia­li­da­des aju­da o pa­cien­te a ver to­do o seu tra­ta­men­to ­concluído’’, afir­ma.
  Ao co­men­tar so­bre a for­ma co­mo o con­sul­tó­rio se or­ga­ni­zou com di­ver­sas es­pe­cia­li­da­des, ­Cury con­si­de­ra uma ­idéia in­te­res­san­te prin­ci­pal­men­te aos pro­fis­sio­nais que es­tão in­gres­san­do na car­rei­ra. ‘‘Tra­ba­lhar em con­jun­to aju­da na pró­pria cap­ta­ção de pa­cien­tes. Vo­cê in­gres­sa em uma clí­ni­ca que já pos­sui re­fe­rên­cias e pa­cien­tes, o que fa­ci­li­ta nos pri­mei­ros ­anos de de­di­ca­ção. O odon­to­lo­gis­ta de iní­cio de car­rei­ra tem que ter em men­te que le­va­rá al­guns ­anos até se con­so­li­dar co­mo uma re­fe­rên­cia na sua es­pe­cia­li­da­de. O su­ces­so vem com o tem­po e com a qua­li­da­de do aten­di­men­to ­oferecido’’, ava­lia.
  Man­ter-se atua­li­za­do e em cons­tan­te apren­di­za­do tam­bém são fun­da­men­tais pa­ra a boa evo­lu­ção do pro­fis­sio­nal em sua ­área. Pen­san­do nis­so, ­Cury in­te­gra a equi­pe clí­ni­ca da pós-gra­dua­ção da UEL, on­de man­tém con­ta­to es­trei­to com pes­qui­sa­do­res da ­área e com es­tu­dan­tes. ­Além de par­ti­ci­par de even­tos co­mo o Con­gres­so Bra­si­lei­ro de Pe­rio­don­tia. ‘‘As re­giões Sul e Su­des­te são as que ­mais con­cen­tram pro­fis­sio­nais de odon­to­lo­gia no ­país. Pa­ra es­tar à fren­te da con­cor­rên­cia é pre­ci­so mui­ta de­di­ca­ção, es­tu­do e com­pro­me­ti­men­to com o pa­cien­te. Co­lo­can­do tu­do is­so em prá­ti­ca, o re­co­nhe­ci­men­to pro­fis­sio­nal vi­rá co­mo ­consequência’’, ga­ran­te. (M.A.T.)



Tratamento aprofundado exige especialização

  A fa­cul­da­de ga­ran­te ao odon­to­lo­gis­ta ha­bi­li­da­de pa­ra ­atuar cli­ni­ca­men­te ­após a for­ma­ção. No en­tan­to, pa­ra se apro­fun­dar no tra­ta­men­to que pre­ten­de ofe­re­cer é pre­ci­so rea­li­zar es­pe­cia­li­za­ções pos­te­rio­res. Co­mo evi­den­cia a coor­de­na­do­ra da pós-gra­dua­ção em Odon­to­lo­gia da UEL, Cás­sia De­zan Gar­be­li­ni, as ­áreas es­pe­cí­fi­cas são: odon­to­pe­dia­tria, pró­te­se den­tá­ria, pe­rio­don­tia, ci­rur­gia bu­ço-ma­xi­lo-fa­cial, or­to­don­tia, odon­to­ge­ria­tria, odon­to­lo­gia pa­ra pa­cien­tes es­pe­ciais e im­plan­to­don­tia. ‘‘A UEL ofe­re­ce ­seis des­sas es­pe­cia­li­za­ções ­citadas’’, in­for­ma Cás­sia.
  A Uno­par dis­po­ni­bi­li­za cin­co es­pe­cia­li­za­ções di­fe­ren­tes ­além do mes­tra­do na ­área de Den­tís­ti­ca pre­ven­ti­va e res­tau­ra­do­ra. Pa­ra o coor­de­na­dor ad­jun­to do cur­so de Odon­to­lo­gia da Uno­par, Fer­não Cam­pos Lei­te Jú­nior, a es­pe­cia­li­za­ção na ­área odon­to­ló­gi­ca é si­mi­lar à re­si­dên­cia mé­di­ca pa­ra os es­tu­dan­tes de me­di­ci­na. ‘‘É pre­ci­so apro­fun­dar os con­cei­tos e téc­ni­cas apren­di­das na uni­ver­si­da­de pa­ra se apri­mo­rar. ­Além dis­so, o pro­ces­so de apren­di­za­do é cons­tan­te nes­sa ­área. Se­ja com cur­sos com­ple­men­ta­res ou com par­ti­ci­pa­ção em con­gres­sos, os odon­to­lo­gis­tas pre­ci­sam es­tar a par do que é des­co­ber­to na evo­lu­ção de sua ­área pa­ra ofe­re­ce­rem sem­pre o me­lhor ­tratamento’’, es­cla­re­ce.
  Den­tre as vá­rias ­áreas pos­sí­veis de es­pe­cia­li­za­ção, am­bos acre­di­tam que a odon­to­lo­gia es­té­ti­ca, im­plan­to­don­tia e or­to­don­tia es­tão en­tre as ­mais pro­cu­ra­das. (M.A.T.)