A Startup Mush, de Ponta Grossa, que desenvolve embalagens ecológicas à base de micélio é uma das selecionadas da 5ª edição do programa de aplicação de piloto, 100+ Labs Brasil, promovido pela Ambev. O programa tem objetivo de fomentar projetos e soluções que podem gerar resultados positivos para o meio ambiente, para a sociedade e para o seu próprio negócio.

Atendendo a crescente demanda e necessidade por embalagens sustentáveis, os produtos da Mush são biodegradáveis em condições domésticas, permitindo personalização e oferecendo excelente proteção. A marca trabalha com a missão de reduzir impactos ambientais dos parceiros, adotando práticas circulares. O micélio é uma massa formada por um aglomerados de hifas (filamentos de um fungo) que crescem nos materiais vegetais e sob condições ambientais favoráveis

O projeto selecionou os 22 negócios mais inovadores e promissores desta edição. A companhia aposta em nove eixos no programa: Agricultura Sustentável, Embalagem Circular, Mudanças Climáticas, Gestão de Água, Ecossistema Empreendedor, Amazônia, Diversidade e Inclusão, Consumo Consciente e Responsabilidade ambiental na cadeia de suprimentos – sendo os três últimos novidades desta edição.

Nesta primeira fase - o Intensive Learning - foram selecionadas 22 startups com foco em desenvolvimento de embalagens sustentáveis, reciclagem, recuperação ambiental, economia circular,gestão de sustentabilidade de fornecedores, cadeia de produção de produtos e turismo na Amazônia, gestão de pessoas com foco em Diversidade e Inclusão, tecnologia de apoio ao agricultor/agrônomo, e inovação em cuidado e gestão hídrica. Todas elas, com o apoio dos parceiros do projeto, terão a oportunidade de refinar suas soluções em um processo com oito semanas de duração.

“Este é um dos momentos mais interessantes do projeto. Nesta fase, o contato com cada startup selecionada desperta trocas e ideias primordiais para o avanço das iniciativas e que auxiliam no nosso objetivo maior em impactar positivamente o ecossistema e alavancar o crescimento compartilhado. O programa 100+ Labs Brasil é uma parte importante do nosso compromisso com o desenvolvimento do país, tanto por fomentar o ecossistema de inovação nacional quanto por promover e apoiar ideias inovadoras que ajudem o Brasil a avançar em sua agenda de sustentabilidade ambiental”, comenta Caio Miranda, diretor de Sustentabilidade da Ambev.

Os empreendedores e empreendedoras passarão por workshops sobre temas relevantes para o desenvolvimento do negócio e aprimoramento das suas propostas a serem implementadas junto à Ambev ou organizações parceiras. O objetivo é encontrar ideias inovadoras que possam auxiliar a Ambev, a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), PPA e parceiros a atingirem as suas metas de sustentabilidade por meio da implementação de piloto.

Além da implementação do piloto, as soluções selecionadas terão a possibilidade de receber suporte individual de um gestor do Quintessa, acessar a rede de executivos da Ambev e parceiros, acadêmicos, especialistas, investidores, líderes de sustentabilidade corporativa e grandes players do mercado. Além disso, terão a oportunidade de participar de encontros e mentorias com fundos de investimento e escritório jurídico especializado. Também serão consideradas candidatas potenciais para receber investimentos e avançar na sua internacionalização por meio do programa global 100+ Accelerator.

Entre os negócios selecionados estão:

Biome4All - Categoria Agricultura Sustentável

ConnectFARM - Categoria Agricultura Sustentável

Krilltech NanoAgtech - Categoria Agricultura Sustentável

PretaTerra - Categoria Agricultura Sustentável

ACAI MAPS - Categoria Amazônia

Apoena Industrial Ltda - Categoria Amazônia

Braziliando - Categoria Amazônia

Deveras Amazônia - Categoria Amazônia

DINAM - Categoria Amazônia

Taberna da Amazônia - Categoria Amazônia

HUMMA+ - Categoria Diversidade e Inclusão

PlurieBR - Categoria Diversidade e Inclusão

Se Candidate, Mulher! - Categoria Diversidade e Inclusão

Typcal - Categoria Ecossistema Empreendedor

BioUs Biotech - Categoria Embalagem Circular

Mush - Categoria Embalagem Circular

Wastebank WB - Categoria Embalagem Circular

Ceres Seeding - Categoria Gestão de Água

NeoWater - Categoria Gestão de Água

Octa - Categoria Mudanças Climáticas

SQUAIR - Categoria Mudanças Climáticas

Gedanken - Categoria Responsabilidade socioambiental na cadeia de suprimentos