StartTech Day reúne empresas de tecnologia e startups em Londrina
Encontro abordou a importância de investir em vendas desde o início do negócio, além de aproximar empresas
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 30 de novembro de 2023
Encontro abordou a importância de investir em vendas desde o início do negócio, além de aproximar empresas
Reportagem local
Alta performance nas vendas foi o tema do primeiro StartTech Day, evento voltado para lideranças de empresas de tecnologia e startups de Londrina e região. A programação foi organizada pelo Sebrae/PR, em parceria com a Big4tech. O encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira (30), no auditório da Bis2Bis, empresa de tecnologia instalada no Boulevard Shopping, e contou com a presença de palestrantes de renome nacional.
A agenda de conteúdos teve palestras do CEO da Ideia Consultoria, Maicon Putti, sobre planejamento comercial e como as empresas podem traçar rotas de sucesso; do CEO da Clickweb, Paulo Henrique Ferreira, sobre como os negócios de tecnologia podem transformar desafios em oportunidades de vendas internacionais; e do especialista em gestão e cultura de atendimento, Edmour Saiani, sobre liderança como a maior força de vendas.
“A proposta do evento foi unir dois públicos diferentes, com interesses em comum e que podem atuar em parceria, que são as empresas do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e as startups”, conta o consultor do Sebrae/PR, Gustavo Ishikawa.
O sócio-fundador da Bis2Bis e da Big4Tech, Galleger Ilhe, diz que o evento foi uma oportunidade de dar visibilidade ao trabalho realizado pelo ecossistema de tecnologia, a Big4Tech, que reúne 47 empresas. Ele conta que a parceria com outras empresas surgiu a partir de demandas trazidas pelos próprios clientes, que não faziam sentido para o negócio, mas que precisavam ser atendidas.
“A gente começou a olhar para quem poderia resolver a ‘dor’ do cliente de uma forma melhor do que a gente e fizemos o investimento na primeira empresa. A partir daí, começamos a agregar novos negócios”, explica.
O especialista em gestão e cultura de atendimento, Edmour Saiani, afirma que a maior parte das startups não decola pela falta de uma estrutura de vendas bem definida. Esta é uma dificuldade geral entre as empresas de tecnologia, que são geridas por profissionais competentes e criativos, mas que, muitas vezes, menosprezam a importância da força de vendas.
“Se a marca se prepara, se tem uma essência competitiva forte, o vendedor vai conseguir manter o cliente por muito tempo. Vender é muito fácil, o desafio é manter o relacionamento com o cliente”, argumenta Saiani.
Para o empresário e CEO da Leanwork Group, Leonardo Sanches, toda empresa, independente do segmento, deve se preocupar com as áreas de marketing e vendas, especialmente no atual mercado.
“Ter um time comercial bem estruturado e promover o crescimento da força de vendas é essencial para qualquer negócio. Achei o tema muito relevante, vim para aprender muito, conhecer gente nova e reencontrar amigos”, descreve Sanches.(Agência Sebrae)