O presidente da Sociedade Rural do Paraná, Marcelo Janene El-Kadre, esteve em Brasília (DF) neste mês de agosto, com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, para solicitar a renovação da chancela de Londrina como Polo de Inovação, Desenvolvimento e Tecnologia para o agronegócio, através de um aditivo no protocolo de intenções firmado em 2019 entre o Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI), e a entidade. El-Kadre esteve acompanhado do diretor da SRP, Luiz Roberto Ferrari. O documento, assinado em 2019, tem a validade de cinco anos.

O ofício para o aditivo do protocolo de intenções já foi submetido à consultoria jurídica para os aspectos formais.

O intuito principal da ação é continuar promovendo e aprimorando a inovação por meio de programas baseados em trabalhos colaborativos entre empresas, startups, investidores, produtores e mentores com foco em solucionar desafios e atender as necessidades do agronegócio.

Para o presidente da Sociedade Rural do Paraná, a renovação do protocolo de intenções trará grandes ganhos para Londrina e toda região, como a criação de novas empresas para atender as necessidades de produtores, poder público e empresas rurais, além do aumento do índice de maturidade do ecossistema de inovação agro de Londrina para o nível consolidado na metodologia de ecossistemas de inovação. “Em 2019, o anúncio que colocou Londrina como primeiro polo de inovação do agro foi um marco muito importante e aumentou a nossa responsabilidade de trabalhar por iniciativas que contribuam com a disseminação da inovação no campo para sermos cada dia mais produtivos e eficientes”.

Em 2019, a então ministra do MAPA, Tereza Cristina, oficializou em Londrina a instalação do primeiro Polo de Inovação Agro do país para estimular o desenvolvimento de novas tecnologias voltadas ao campo, tendo como sede o SRP Valley, dentro do Parque Governador Ney Braga.

Iniciativa da Sociedade Rural do Paraná, com apoio do Sebrae e Agro Valley (Governança do Agronegócio de Londrina e região), o SRP Valley reúne um ecossistema que promove a inovação dentro e fora da porteira por meio de programas baseados em trabalho colaborativo, com o objetivo de solucionar desafios e atender as necessidades do setor, sempre garantindo a sustentabilidade dos negócios.