Soros prevê renegociação da dívida
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 08 de outubro de 2002
Das Agências 
São Paulo O megainvestidor George Soros, 72, voltou a afirmar que o Brasil dificilmente deixará de passar por uma reestruturação de sua dívida, seja quem for o presidente eleito. De acordo com Soros, o País não aguentará, por muito tempo, continuar pagando juros tão elevados para captar recursos no exterior, e tais taxas não deverão recuar tão cedo.
''A chance de o Brasil ser obrigado a reorganizar seu débito é superior a 50%'', disse o megainvestidor ontem em uma palestra na London School of Economics, da Universidade de Londres. ''Se um país como o Brasil, que implementou políticas sólidas, não pode se sustentar, então há o risco real de um colapso do sistema financeiro global.''
As idéias defendidas pelo investidor ontem são semelhantes às expostas em um debate, no final do mês passado, no IIE (Institute for International Economics), em Washington. Naquela ocasião, Soros afirmou que os investidores internacionais provavelmente não dariam uma chance ao País.
Para Soros que tem origem húngara, mas é naturalizado norte-americano , a instabilidade brasileira demonstra o fracasso do FMI, ''um sistema que deve ser reformado''. ''Se o sistema não tem como apoiar um país que foi um de seus melhores alunos, isso demonstra que a globalização não funciona'', afirmou Soros. Para o investidor, um eventual colapso brasileiro seria um duro golpe para a economia mundial.
O megainvestidor também criticou a animosidade dos investidores ante a possibilidade de um governo do PT. ''Por que os mercados sempre têm medo de quem não é de sua linha?'' Em junho, Soros já tinha dito que os investidores internacionais ''imporiam'' a vitória de José Serra (PSDB).
Repercussão ''George Soros acha que é Deus'', disse ontem o ex-diretor da Área Internacional do Banco Central Emilio Garofalo Filho, que criticou duramente as declarações feitas ontem pelo megainvestidor George Soros.
''É um absurdo que no momento em que o Brasil está lutando para se equilibrar venha um babaca como este tentar complicar ainda mais a situação. Quais são os verdadeiros interesses deste senhor George Soros?'', questiona Garofalo.


