Carmem Murara
De Curitiba
Os moradores do bairro do Xaxim, em Curitiba, que saíram de casa na manhã de ontem para fazer compras Mercadorama, levaram um susto. O recém-inaugurado supermercado mudou de nome e, oficialmente, a partir deste domingo passa a se chamar BIG. A mudança é uma estratégia de marketing do grupo português Sonae – dono das duas bandeiras e das redes Coletão, Real, Cândia, Exxtra Econômico e Nacional – que decidiu rebatizar a loja quatro meses após ela ter aberto as portas. A fachada do prédio começou a mudar quarta-feira, quando o curitibano ainda aproveitava o feriado do Dia da Padroeira Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.
A diretoria da Sonae alegou que a alteração foi feita para não confundir o consumidor. De agora em diante, os hipermercados da Sonae, em Curitiba, levarão a marca BIG, enquanto os supermercados terão o nome Mercadorama. A rede Real desaparece como a empresa havia decidido no ano passado, após constatar que o curitibano não tinha simpatia pela marca e chegava a associá-la a má prestação de serviço e atendimento ao público. Esta situação é contrária ao que ocorre em Porto Alegre, onde os supermercados Real são símbolo de qualidade. As lojas Real em Curitiba levarão a marca Mercadorama.
A loja da Sonae no bairro Xaxim foi inaugurada no dia 10 de maio, após um investimento de R$ 16 milhões para concluir as obras e abastecer as gôndolas. O supermercado é um dos maiores da Sonae, na cidade, com uma área construída de 14 mil metros quadrados, sendo que 6 mil metros quadrados se destinam para o setor de vendas. Esta loja vende 22.100 itens.
A Sonae é hoje o maior grupo supermercadista do Paraná e um dos maiores do País com 150 lojas, e previsão de inagurar mais três este ano.