Os sócios da Sociedade Rural do Paraná elegem, neste sábado (28), a nova diretoria para a gestão 2018-2020. Apenas a chapa "O Agro nos Move" se inscreveu para o pleito, liderada pelo atual vice-presidente da entidade, Antonio Sampaio; e tendo na vice-presidência Roberta Meneghel.

A eleição poderá ocorrer por aclamação, na assembleia convocada para 9h em primeira chamada; ou 9h30 em segunda. Caso a assembleia avalie a necessidade, a votação pode se estender até 18 horas, na sede da entidade, com a promulgação do resultado em seguida. O novo presidente tomará posse até 10 de agosto – a data ainda não está definida.

Afrânio Brandão deixa a presidência, mas continuará contribuindo com a SRP, provavelmente, como membro do Conselho Superior. Do trabalho realizado nos últimos dois anos, Brandão destaca o grande envolvimento da entidade em debates de interesse dos agropecuaristas e também da comunidade.

Um dos temas mais recorrentes – e que ainda exige participação e posicionamento da SRP – é a proposta de antecipação do fim da vacinação contra febre aftosa, defendida por órgãos do Governo do Estado e que não tem apoio da Rural. "Nossa grande preocupação é com nossas divisas e fronteiras e com a falta de bovinos para a integração lavoura-pecuária, o que prejudicaria muito a nossa agropecuária. Para maior segurança de todos, apoiamos o fim da vacinação por blocos, como planejado pelo Governo Federal", comenta Brandão.