Site oferece mais serviços na rede
As constantes inovações e o fato de a Folha tornar a Internet um instrumento de comunicação integrada dentro da empresa foram os fatores que garantiram ao jornal o Prêmio Aberje Sul 98 - na categoria Internet. O site do jornal entrou em funcionamento na rede há dois anos e meio.
O gerente de informática da Folha, Carlos Alberto Trindade, explica que o maior diferencial do jornal em relação aos concorrentes foi instituído no início deste ano, quando começaram a funcionar os serviços voltados aos anunciantes. Com um simples cadastramento, as agências e clientes do jornal podem usar o site na Internet para pesquisar seus contratos de publicidade, obtendo informações como quantidade de veiculações dos anúncios, cadernos onde foram publicados, custo de cada anúncio, entre outras. As agências de publicidade podem inclusive tirar os extratos das comissões, conta Trindade.
Outro serviço dirigido ao anunciante é o acompanhamento automático de anúncios. Às vezes, os clientes esquecem de verificar se a propaganda saiu. Com este serviço, o anunciante recebe um e-mail no dia da veiculação avisando que o anúncio foi publicado, diz o gerente.
Outro serviço novo no site da Folha é a enquete. O jornal mantém sempre uma pergunta no ar para saber a opinião dos leitores. Em nossa enquete, os usuários podem votar sim ou não apenas uma vez, permitindo uma amostragem verdadeira. Além disso, os internautas que acessam o jornal na rede podem emitir opiniões relacionadas às matérias publicadas. O leitor pode dar sua opinião ou ler o comentário dos outros. A enquete, que entrou em funcionamento há três meses, já conta com cerca de dez mil participações.
Quem quiser também pode se cadastrar, gratuitamente, para receber, por e-mail, as principais manchetes do dia. Trindade garante que pouquíssimos jornais brasileiros têm toda sua cobertura disponível em rede. Cem por cento da Folha pode ser lida na Internet. Isto, sem dúvida, é um diferencial.





