A partir de segunda-feira, o site www.dere.ufpr.br divulgará, semanalmente, na internet o preço médio do açúcar (cristal) e do álcool (anidro e hidratado) produzido em 25 indústrias do Paraná. A idéia é oferecer um indicador idôneo que facilite a elaboração de contratos e o acompanhamento pelo consumidor. ''É um tipo de informação que interessa a todos e que, até então, não existia'', disse José Roberto Canziani, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e um dos responsáveis pelo site.
O projeto nasceu da parceria entre a Associação dos Produtores de Álcool e Açúcar do Estado do Paraná (Alcopar) e a Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar) que desde junho está coletando os dados. Há quatro anos e meio, eles oferecem, mensalmente, à indústria a tabela praticada pelos produtores rurais para balizar as negociações.
De acordo com Canziani, as indústrias oferecem informações sobre volume comercializado, identificação dos compradores, valores estabelecidos, condições de pagamento e carga tributária. ''Todas as informações são checadas e atualizadas às sextas-feiras pelo Departamento de Economia Rural e Extensão da Universidade'', disse o professor que acredita na utilidade desse serviço também para outros setores do agronegócio como, por exemplo, a mandioca e a suinocultura.
Na opinião de Adriano da Silva Dias, superintendente da Alcopar, esse instrumento será muito importante nas relações comerciais, mas não eliminará os desvios de preço ''porque isso dependerá muito do mercado e da realidade de cada empresa''.
O site será lançado às 10h30 de segunda-feira, na sede da reitoria da UFPR, no edifício Dom Pedro I, 1º andar, sala Homero de Barros, Rua General Carneiro, 460, em Curitiba.

mockup