Começa hoje em Siqueira Campos (71 quilômetros de Jacarezinho) a 1ª Feira dos Sabores do Norte Pioneiro. O evento vai reunir 60 expositores do setor agroindustrial no Centro Regional de Negócios do município. Haverá palestras sobre fomento agroindustrial e comercialização de produtos, além de rodadas de negócios. A expectativa dos coordenadores é de que 5 mil pessoas participem do evento, que vai até o próximo dia 19.
A Feira, promovida pelo Governo do Estado, tem apoio da Emater, Codapar, Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi) e da prefeitura de Siqueira Campos.
O empresário Hélio César Coutinho, de Santo Antônio da Platina, disse que está entusiasmado com a possibilidade de participar do evento. Ele produz e engarrafa suco de laranja natural e acredita que deve regularizar sua empresa até o final do ano. ‘‘Vou participar para adquirir conhecimento e estabelecer parcerias com grandes empresários’’, disse.
O objetivo da feira é proporcionar uma vitrine às agroindústrias da região e facilitar a regularização de empresas domésticas. O gerente regional da Emater de Santo Antônio da Platina, Maurício Castro Alves, disse 80% das agroindústrias da região são clandestinas. Ele explica que o evento faz parte do programa Fábrica do Agricultor implementado pelo Governo do Estado que pretende legalizar as agroindústrias paranaenses por meio de incentivos.
O programa é constituído por medidas integradas dos órgãos do governo através de comissões regionais nas áreas jurídica, de marketing e financeira para agilizar a regularização das empresas, proporcionar oportunidade de visibilidade aos produtos; por meio da realização de eventos e estabelecimento de um selo de qualidade; e liberação de créditos através da uma agência de fomento.
O chefe do núcleo regional de Jacarezinho da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab), Fernando Emmanuel Gonçalves, disse que o programa pretende realizar um esforço conjunto entre os órgãos governamentais para facilitar a legalização das empresas.

mockup