Sintracom questiona resultados
Alguns resultados da pesquisa que apontou as causas dos acidentes da construção civil foram questionados pelo sindicato dos trabalhadores (Sintracom). Para o presidente da entidade Denilson Pestana, a distração e a pressa citadas pelos entrevistados como as principais causas estão diretamente vinculadas à pressão sofrida pelos trabalhadores pelo aumento da produtividade. As construtoras implantaram novos métodos produtivos e o desemprego no setor é estrutural, afirmou.
Outro item contraditório, na sua avaliação, se refere ao treinamento e à capacitação dos trabalhadores. A afirmação de que 63,8% tiveram treinamentos sobre uso correto de equipamento de segurança não condiz com a realidade. Podemos afirmar que mais de 90% dos trabalhadores não foram submetidos a qualquer treinamento técnico, salientou Pestana. Segundo ele, nem mesmo a obrigação legal de treinamento adminissional de 6 horas antes do trabalhador assumir qualquer função não é cumprida pela maioria das empresas.
Acreditamos que é necessário um detalhamento melhor destas duas questões. É preciso aprofundar melhor esses assuntos, disse Pestana. No entanto, ele lembrou que a pesquisa é inovadora no Estado e que irá direcionar as questões de saúde e segurança do trabalho. A segurança, inclusive, é tema de negociação para acordo de Convenção Coletiva de Trabalho. Segundo ele, também está sendo negociado com os empregadores o fornecimento de um café-da-manhã e de
um lanche da tarde aos trabalhadores para evitar os acidentes. Isso não existe e não tem um custo elevado. Muitos dos acidentes acontecem por falta de alimentação adequada dos trabalhadores, comenta. (F.M.)





