Sindicato protesta contra demisões no HSBC
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 11 de dezembro de 2007
Maigue Gueths<br>Equipe da Folha 
Curitiba - Ao invés de servir de cenário para o coral de crianças que fazem o espetáculo de Natal do banco, o prédio do HSBC Palácio Avenida, em Curitiba, serviu ontem de palco para o ''Coral dos Demitidos do HSBC'', organizado pelo Sindicato dos Bancários de Curitiba, com objetivo de protestar contra as demissões que o banco vem promovendo em todo País. A manifestação começou às 8 horas, atrasando a abertura do banco para entrada dos funcionários por uma hora e meia.
Na voz dos bancários, músicas natalinas tradicionais, como ''Bate o Sino'', ''Então é Natal'' e ''Jingle Bell'' receberam outras letras, como forma de ironizar o fato do HSBC patrocinar um dos mais belos natais do País e, simultaneamente, promover demissões.
''Este ano, quando o HSBC completa dez anos no Brasil, ao invés de festas, ele começou o ano demitindo'', diz o diretor sindical Marco Aurélio Cruz. Só nos quatro primeiros meses foram 1,2 mil demissões em âmbito nacional. Em novembro, segundo ele, foram mais 150 e na semana passada outras 85. ''O objetivo é aumentar o lucro do banco, é a ganância do banqueiro'', completa.
De acordo com a presidente do Sindicato Marisa Stédile, a diretoria do banco alega que as demissões fazem parte de uma política de ajuste de pessoal e reestruturação de setores. Mas o que se observa, segundo ela, é que o banco está ''enxugando por causa dos altos salários'', ou seja, está demitindo funcionários com mais de 30 anos de casa, principalmente gerentes, que recebem salários mais altos.
Em nota oficial emitida pela assessoria de imprensa do banco, a direção do HSBC se limitou a informar que ''eventuais demissões fazem parte da gestão nornal de Recursos Humanos.'' O Sindicato ainda pretende reverter algumas demissões de funcionários em tratamento médico e de pessoas que estavam em período de pré-aposentadoria, e que, de acordo com a Convenção Coletiva dos Bancários, teriam estabilidade no emprego.


