Sindicato dos metalúrgicos denuncia montadoras
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 30 de agosto de 2007
Andréa Bertoldi<br>Equipe da Folha 
Curitiba - O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba apresentou ontem denúncias contra as montadoras Volkswagen e Renault na Câmara de Vereadores de São José dos Pinhais. O coordenador de Relações de Trabalho da Secretaria de Estado do Emprego e diretor do sindicato, Núncio Mannala, disse ter cópias de prontuários médicos falsos emitidos pelas montadoras, com o objetivo de negar a relação de doença com o trabalho. Segundo ele, também há casos de trabalhadores que adoeceram e que foram demitidos. Além disso, teria havido o repasse de contribuições previdenciárias retidas em menor valor pela Volkswagen.
Mannala foi apresentar as informações a pedido do presidente da Câmara, Assis Manoel Pereira (PSDB). De acordo com o sindicalista, desde novembro de 2000 as duas montadoras já tiveram mais de mil afastamentos provocados por doenças do trabalho e acidentes. ''A Volkswagen é a principal vilã da história'', disse. Segundo ele, os trabalhadores têm sofrido principalmente com doenças como Lesão por Esforço Repetitivo (LER), depressão e há casos até de suicídio. ''Tivemos 126 casos de depressão neste ano, a maioria na Volkswagen'', afirmou. Ainda de acordo com ele, há 542 ações trabalhistas contra a montadora na Justiça de São José dos Pinhais.
O vereador Pereira disse que convidou o sindicato para apresentar informações porque verificou que há muitos afastamentos por doenças do trabalho no município. Ele ressaltou que, segundo dados do anuário estatístico da Previdência Social, no ano de 2005, foram 3 mil afastamentos nas empresas de vários setores da cidade. ''Vamos voltar a conversar com o sindicato, reunir a comissão de saúde da Câmara e conversar com as empresas para buscar uma solução'', afirmou.
A Volkswagen e a Renault não quiseram comentar o assunto. A Volkswagen tem 3,6 mil trabalhadores e opera desde 1999 em São José dos Pinhais. Hoje, a montadora trabalha em três turnos para a produção de 810 carros por dia entre os modelos Fox, Crossfox e Golf. A Renault tem 4.050 funcionários e opera desde 1998. São produzidos 450 veículos por dia em dois turnos. Os modelos fabricados são Mégane, Mégane Grand Tour, Scénic e Logan.


