Sindicato dos metalúrgicos dá prêmio para atrair associados
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 08 de outubro de 1997
Guilherme Pupo Curitiba 
Serão oferecidos carros, viagens e eletrodomésticos, afirma ButkaDois carros zero quilômetro, dez eletrodomésticos e 90 viagens ao litoral. Para atrair um maior número de participantes nas assembléias, o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba resolveu sortear prêmios entre os trabalhadores sindicalizados.
A medida foi anunciada ontem pelo presidente da entidade, Sérgio Butka, durante o lançamento da campanha salarial de 97/98. Com a queda da inflação, os trabalhadores acham que não vale a pena discutir índices de reposição salarial muito baixos e deixaram de vir às assembléias, disse ele. No início dos anos 90, as assembléias chegavam a reunir até 5 mil trabalhadores - hoje, não passam de 1.500.
A campanha dos metalúrgicos em Curitiba e Região Metropolitana vai pedir uma reposição salarial de 4,3% e 5% de aumento real. A categoria também reivindica redução da jornada de trabalho (de 44 para 36 horas semanais) e implantação de um programa de participação nos lucros e resultados das empresas.
Na primeira assembléia, marcada para o próximo dia 30 de outubro, serão sorteados um automóvel Ka, cinco eletrodomésticos (geladeira, televisão e máquina de lavar, entre outros) e 30 viagens de uma semana para a Colônia de Férias do sindicato, em Matinhos (com direito à transporte e alimentação). O carro já foi comprado e será levado junto ao caminhão de som do sindicato na visita às empresas para a convocação da assembléia.
O sindicato vai gastar cerca de R$ 30 mil para comprar os prêmios e pretende recuperar o dinheiro investido em apenas três meses. Queremos cadastrar pelo menos 3 mil novos sócios com as assembléias premiadas. Como a mensalidade é de R$ 10,00 poderemos repor os gastos até o final do ano, disse Butka.
Até a data-base da categoria, no dia 1º de dezembro, os metalúrgicos que participarem das outras assembléias vão concorrer à mais um carro (ainda não definido), outros cinco eletrodomésticos e 60 viagens ao litoral.
Segundo Sérgio Butka, a estratégia de sortear prêmios em assembléias já foi realizada com sucesso no sindicato da categoria em São Paulo. Sobre a campanha deste ano, o presidente disse que há grandes possibilidades de greve, mas que as paralisações devem ser realizadas por segmento. A negociação não vai ser fácil, mas é difícil acontecer uma greve geral. Vamos tentar mobilizar os trabalhadores de empresas que estão em melhores condições financeiras, observa.


