‘‘Perversa’’ e ‘‘nova forma de explorar os trabalhadores’’ foram os adjetivos destinados à Área de Livre Comércio das Américas (Alca) pelas lideranças das centrais sindicais argentinas que se manifestaram ontem contra a área de livre comércio continental. Os protestos aconteceram durante as rodadas preparatórias em Buenos Aires para a Cúpula das Américas, que acontece no fim do mês no Canadá e vai definir o acordo comercial reunindo todos os países das Américas, com exceção apenas de Cuba.
A Central dos Trabalhadores Argentinos (CTA) e a Confederação Geral do Trabalho (CGT) dissidente realizaram duas manifestações paralelas. Segundo os organizadores, mais de 10 mil pessoas participaram dos protestos.
Como prevenção, a polícia federal estabeleceu um rígido controle de segurança ao redor dos lugares dos eventos da Alca: o palácio San Martín, sede da chancelaria argentina e lugar das reuniões do Comitê de Negociações Comerciais (CNC) e o Hotel Sheraton, onde foi realizado o Sexto Fórum Empresarial das Américas, no qual também ocorreriam reuniões dos ministros do Comércio dos 34 países da Alca. Também havia proteção ao redor da Casa Rosada.
Até o fim da tarde de ontem não haviam ocorrido incidentes entre manifestantes e a polícia. Os sindicalistas argentinos sustentam que a Alca vai aumentar o desemprego argentino, que há sete anos não desce de 14,5%. ‘‘Vamos lutar até as últimas consequências contra a Alca, que só vai trazer mais desemprego. Esse é um plano perfeitamente diagramado pelos EUA’’, declarou o secretário-geral da CGT dissidente, Hugo Moyano. Na frente do Congresso Nacional, a manifestação organizada pela CTA contou com personalidades dos órgãos de defesa dos direitos humanos argentinos, como o prêmio Nobel da Paz de 1981, Adolfo Pérez Esquivel, e as Avós da Praça de Mayo.
Os protestos da CTA incluíram a participação de mais de 200 integrantes da CUT brasileira. Para o secretário-geral da CGT oficial, Rodolfo Daer, a Alca ‘‘é um mecanismo perverso que vai criar ‘‘uma nova forma de exploração dos trabalhadores’’.(Ariel Palacios)

mockup