Simpósio debate genética e reprodução de animais
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 07 de junho de 2002
Ana Paula Nascimento<br>Reportagem Local 
A melhoria da qualidade genética e de produção através de métodos artificiais de reprodução animal é um dos temas em debate do II Simpósio Paranaense de Atualização de Reprodução Animal e I Fórum de Inseminação Artificial da Associação Brasileira de Inseminação Ar
tificial (Asbia), realizado desde quinta-feira no Hotel Sumatra. O evento, que termina hoje, reuniu 260 participantes. Os temas em debate tratam da reprodução animal de bovinos, equinos, cães, gatos e peixes.
O Colégio Brasileiro de Reprodução Animal-Regional Paraná (CBRA-PR), que desde 1999 congrega em Londrina pesquisadores sobre o assunto, foi o responsável pela organização do evento. O CBRA tem sede nacional em Belo Horizonte (MG) e foi fundado em 1974.
Considerado o País que mais utilizou as técnicas de transferência de embriões e fertilização in vitro no ano passado, o Brasil vem consolidando nos últimos anos o domínio de tecnologias reprodutivas. Mas, segundo o presidente do CBRA-PR, Nélio Rickli, ainda há muito amadorismo na sua utilização. A inseminação artificial é um processo extremamente viável, mas por causa da falta de amparo técnico adequado perde-se muito dinheiro e o produtor acaba se frustrando, comentou Rickli. Ele também salientou que um dos objetivos do CBRA-PR é ampliar a troca de informações entre os profissionais acadêmicos e de campo.
Ontem, um dos destaques do evento foi o debate sobre Caminhos da Reprodução no Século XXI, coordenado pelo veterinário José Luiz Rodrigues, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Hoje, inseminação artificial em cães e aborto viral em equinos: manejo e profilaxia - são alguns dos temas em debate.


