O novo Conselho de Administração do Sicoob Ouro Verde, eleito para o mandato de 2023 a 2025, tomou posse na terça-feira (30). Presidido por George Hiraiwa, o grupo é composto por seis membros da gestão anterior e tem seis novos integrantes. São eles:
George Hiraiwa, Presidente do Conselho; Tadeu Batista Martins, Vice-Presidente do Conselho; Edson Zanin, Conselheiro de Administração; Fabio Massaharu Kai, Conselheiro de Administração; Fabricio Pires Bianchi, Conselheiro de Administração; Lucio Kamiji, Conselheiro de Administração; Marcelo Scandelae, Conselheiro de Administração; Marcelo Odetto Esquiante, Conselheiro de Administração; Mariana Silveira Bonora, Conselheira de Administração; Silvana Cristina Pires, Conselheira de Administração; e Vera Lucia Ramos Antunes, Conselheira de Administração.

A nova formação reforça a participação de mulheres na liderança da cooperativa. Neste mandato serão três, portanto, uma participação de 25% do público feminino na gestão.


A participação de George Hiraiwa no Sicoob Ouro Verde vem de longa data. Ele coordenou o projeto que deu início à cooperativa em 2000, na Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina). Desde então, tem atuado como conselheiro e já foi presidente do Conselho de Administração em outra oportunidade, no triênio 2008 a 2010. O empresário também presidiu o Instituto Sicoob entre os anos de 2014 e 2018.
Graduado em engenharia agronômica pela ESALQ-USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo), ele é empresário e atua em diversos setores, exercendo atividades como consultoria, incorporações, investimento em startups e empresas do agronegócio e mais recentemente em um hub de inovação agro.


Já foi presidente da Acil, diretor de inovação da Sociedade Rural do Paraná, coordenador da AgroValley e Secretário da Agricultura do Paraná. Atualmente, ocupa o cargo de vice-presidente para o agronegócio da Faciap e vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil Japão do Paraná.


Sobre a oportunidade de contribuir novamente com a cooperativa na presidência, ele comenta que sua maior missão será reforçar o compromisso do Sicoob Ouro Verde como um verdadeiro agente de desenvolvimento, para que os cooperados estampem o orgulho de fazer parte e sintam que estão contribuindo com sua comunidade.


“A cooperativa é uma entidade construída por pessoas, que fazem a gestão livre e democrática. É onde as pessoas entram no sistema por livre adesão, criam uma relação de confiança, onde os cooperados sentem-se motivados para convidar outras, criando um círculo vicioso positivo”, complementa.

HISTÓRICO

Em 2002, um grupo de empresários de Londrina e região organizou o projeto de uma cooperativa de crédito para melhor oferecer soluções sustentáveis e promover o crescimento local por meio da cooperação. No dia 12 de maio de 2003, foi inaugurado o Sicoob Norte do Paraná, com 146 associados e R$ 615 mil em capital. Na época, os números impressionaram o Banco Central pela iniciativa corajosa e pelo volume expressivo de capital inicial, demonstrando, desde o início, a confiança das pessoas no projeto inovador.


Depois de mais de 17 anos de história, a cooperativa ultrapassou as fronteiras do interior paranaense rumo ao Norte do Brasil. Em 1º de fevereiro de 2019, em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), foi concretizada a união com o Sicoob Amapá.


A partir desse processo, foi alterada a denominação social para Cooperativa de Crédito Sicoob Ouro Verde. Hoje, está presente em 27 municípios nos estados do Paraná, São Paulo e Amapá, com dezenas de agências e mais de 400 colaboradores que trabalham para o desenvolvimento dos mais de 90 mil cooperados, mais uma vez a cooperativa amplia seus horizontes em prol das comunidades e do desenvolvimento, cumprindo seu papel na sociedade com o propósito de conectar pessoas para promover a justiça financeira e a prosperidade.