Setor reforça ações em tecnologia
O cenário pessimista não afastou Moacyr Bissaro de entrar na atividade. Em agosto desse ano, o produtor, em parceria com outros cinco sócios, inaugurou aviários em Cianorte, no Noroeste do Estado. O projeto prevê a construção de 12 aviários, com capacidade de ocupação de 32 mil aves cada, em seis propriedades. Atualmente, nove aviários já estão em operação. ''O processo demorou mais de um ano para conclusão e eu não imaginava que enfrentaria crise, mas isso não atrapalhou. Até agora, a atividade tem se mostrado viável porque o resultado depende do investimento em tecnologia que fazemos para obtenção de produtividade'', comenta.
Integrado da GTFoods, Bissaro ressalta que o investimento em estrutura e equipamentos para gerar qualidade de ambiência aos animais, resulta em desempenho produtivo e consequente retorno financeiro. Já no primeiro ano de produção, o grupo de produtores conquistou duas posições entre os dez melhores desempenhos da empresa integradora. O assistente técnico da Cobb-Vantress Brasil, José Luís Januário, salienta que a preocupação com ambiência e bem-estar dos animais ganha cada vaz mais destaque na avicultura. ''A própria ave é o sensor das condições de temperatura e umidade. O produtor precisa analisar seu comportamento para saber o que precisa fazer para melhorar o rendimento da ave'', afirma.
Januário argumenta que o custo maior para instalação de um aviário tecnificado, em comparação a uma instalação convencional, é compensado pelo retorno em desempenho produtivo das aves, que apresentam rendimento zootécnico maior em melhores condições. ''O melhoramento genético tornou as aves mais sensíveis e mais exigentes em termos de bem-estar e é preciso investir para não ter prejuízos. O Paraná está adiantado em termos de tecnificação, especialmente os avicultores da região Sul do Estado'', avalia. (M.F.)





