Agência Estado
De Brasília
A Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e representantes de hotéis e operadores de turismo fecharam na semana passada um acordo em Brasília que permitirá reduzir em até 40% os preços de alguns pacotes turísticos de fim-de-ano em localidades onde está havendo baixa procura.
Segundo o presidente da Embratur, Caio Luiz de Carvalho, os operadores reconheceram que houve um erro de avaliação sobre a demanda por viagens na virada do ano. ‘‘Mas o erro foi mundial e já há pesquisa indicando que 76% dos americanos vão passar o fim-de-ano com a família em casa’’, comentou Carvalho. Em sua avaliação, os principais atingidos pela baixa procura foram os hotéis da região Nordeste do País.
O presidente da Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztour), Antônio Anísio, alertou que a redução dos preços não é generalizada, e ocorrerá apenas onde está havendo pouca procura por parte dos turistas.
Os resorts brasileiros (grandes hotéis que oferecem atividades internas de lazer), por exemplo, estão com seus programas bem vendidos, segundo a Braztour. Anísio informa também que onde houver redução de preços serão beneficiados também os clientes que já pagaram por seus pacotes.

mockup