Setor alega que passa por dificuldades
A ausência de cadastro também impede que os órgãos oficiais de turismo tenham noção mais apurada do mercado e da demanda do setor. ''Não há outra forma de obter informações sobre os estabelecimentos além dos cadastros no Ministério do Turismo. Pelos alvarás, não é possível'', justifica Gilse Battistuz, da Secretaria de Turismo do Paraná.
Leandro Mosca, gerente do Hotel Bourbon de Londrina, relata que a renovação do cadastro é uma necessidade em razão das novas exigências que são estipuladas. ''A cada dois anos, o cadastro é renovado, e nesse processo surgem novas exigências, como mudanças nos acessos e nas saídas de emergência. Com a Copa de 2014, surgiram mais exigências. É uma necessidade se adaptar'', afirma.
O presidente da seccional paranaense da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-PR), Henrique Lenz César Filho, explica que a entidade incentiva o cadastro de empresas do setor. ''Muitos hotéis não se cadastram por não se 'sentirem' hotéis, por terem mais perfil de albergue, pensão, por exemplo.''
Entretanto, ele alerta que a queda acentuada de estabelecimentos cadastrados também reflete as dificuldades que o setor hoteleiro enfrenta. ''Muitos hotéis foram transformados em prédios comerciais, outros fecharam. Em Curitiba, muitos hotéis antigos fecharam nos últimos anos. Isso pela falta de demanda'', relata. (F.G.)





