Ter o desejo de conquistar algo, fazer um planejamento adequado e um bom trabalho de marketing são os principais fatores para quem quer começar um negócio, na opinião do empresário do setor de confecções Ricardo Luiz Dorê. Ele afirma também que outro ponto positivo para dar iníco a um empreendimento é não ter medo de enfrentar a recessão econômica. Dorê participa hoje da Sessão Empreender, que acontece às 19h30 no Centro de Eventos do Shopping Quintino, em Londrina. A palestra vai abordar a trajetória de sucesso da empresa familiar.
A confecção feminina Silvia Dorê foi constituída em 1994, mas tudo começou bem antes, conta Ricardo. A mulher do empresário - que dá nome à grife - modulava e fabricava roupas, em casa, para ela e alguns conhecidos. ''Ela decidiu que queria abrir um negócio e ter uma marca própria'', lembra o empresário, que deu todo apoio à esposa. Eles começaram com apenas uma costureira; hoje têm um quadro de funcionários que soma 42 pessoas.
A indústria produz cerca de 25 mil peças por semestre - 60% são feitas na própria fábrica e os outros 40% através de sistema terceirizado. Ricardo comentou que o importante é realizar um bom trabalho de marketing para fortalecer a marca. ''O ideal é deixar a marca na lembrança dos consumidores'', reforça. A marca Silvia Dorê tem um loja de varejo em Londrina e está abrindo a primeira loja-piloto de franquia, em Riberão Preto (SP). Além disso, conta com um show-room em São Paulo e tem representantes em todos os estados.
A palestra sobre empreendedorismo na confecção faz parte de um seminário permanente promovido pela 3 Maratona Empreendedores de Londrina e tem o objetivo de fomentar novos negócios. A entrada é um quilo de alimento, que será doado para a Instituição Guarda Mirim.

mockup