Londrina acaba de dar mais um passo na consolidação do município como um centro de referência em tecnologia com a inauguração, nesta quinta-feira (11), da primeira Escola Sesi de Referência Internacional no Brasil. A unidade oferece ao aluno uma metodologia de ensino inovadora, com integração entre as disciplinas, com ensino bilíngue e formação direcionada à qualificação para o trabalho na indústria.

Na escola foram investidos cerca de R$ 12 milhões, com recursos do Sesi Nacional e do Sesi Paraná. O prédio, com área de mais de mil metros quadrados, tem capacidade para atender 500 alunos do ensino fundamental 2 e ensino médio em período integral. A entrega da escola em Londrina faz parte de um projeto do departamento nacional do Sesi que prevê a inauguração de 42 estabelecimentos de ensino de nível nacional. Seis já foram inauguradas, sendo duas no Paraná, a primeira em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e a segunda, em Londrina. A unidade inaugurada nesta quinta-feira, no entanto, é a primeira de referência internacional.

“Londrina é a segunda cidade do Estado, com uma indústria forte que precisa ser qualificada e a Escola Sesi de Referência Internacional vem de encontro a essa formação que queremos para a indústria”, disse o presidente da Fiep (Federação das Indústrias do Paraná), Carlos Valter Martins Pedro. Além da proposta inovadora, com uma metodologia de ensino interativo, a escola oferece ambientes de aprendizagem dedicados às grandes áreas do conhecimento: ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. A unidade conta ainda com uma sala exclusiva para a prática da robótica educacional e cultura maker.

Ao se transformar em Escola Sesi de Referência Internacional, a Escola Sesi Internacional aliou ao ensino bilíngue imersivo, que já era oferecido aos estudantes, a metodologia STEAM – sigla em inglês para as disciplinas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. “A integração de todas essas disciplinas de forma aplicada, transdisciplinar, faz com que o aluno tenha uma compreensão mais clara da associação entre todas as disciplinas e isso vai se transformar em habilidades essenciais para o mundo do trabalho”, ressaltou o coordenador de Educação do Sistema Fiep na unidade de Londrina, João Paulo Alves Silva.

Abrigar uma escola com ensino direcionado à tecnologia e ao trabalho na indústria significa abrir aos estudantes uma porta para o mercado de trabalho, apontou o prefeito Marcelo Belinati. E para o município, a inauguração da escola passa a ser um atrativo a mais para empresas que queiram se instalar em Londrina. “As empresas, quando quiserem instalar uma unidade, vão procurar um local que possa suprir a necessidade deles que é a mão de obra qualificada. Vão olhar para Londrina, que está preparando a juventude para ter um bom futuro na vida e uma oportunidade de emprego.”

“O grande diferencial é o olhar para a aprendizagem desse jovem como protagonista do processo de aprendizagem”, destacou a superintendente do Sesi e diretora regional do Senai, Fabiane Franciscone. Aos alunos são lançados desafios que eles têm que resolver utilizando todas as suas competências e conhecimentos relacionados à determinada área do conhecimento. “O aluno trabalha o tempo todo ativamente buscando soluções e se relacionando de forma colaborativa com seus colegas.”

Marcos Antônio dos Santos e Marjorie Ostrowski são pais de Julie, de 14 anos, aluna do nono ano da Escola Sesi. O casal conta que o ensino bilíngue possibilitou à filha desenvolver o inglês avançado e que vai de encontro aos planos da adolescente, de se formar no high school, concluir o ensino básico com dupla certificação e fazer intercâmbio em outro país. “Os valores aqui, a metodologia, o propósito, são inovadores e são o que a gente busca. Fazer com que a criança aprenda pela curiosidade, pelo querer descobrir, é muito legal”, disse Santos. “Essa imersão no inglês faz toda diferença ao aluno. O desafio diário a motiva”, completou Ostrowski.

A escola tem turmas a partir do sexto ano do ensino fundamental e é aberta a toda a comunidade. O ensino não é gratuito, mas os valores das mensalidades são mais acessíveis do que os praticados nas escolas privadas tradicionais. O endereço é rua Belém, 844 (Centro).