O setor de serviços no Paraná apresentou expansão de volume de 2,2% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. No Brasil, houve recuo de 4,6%. Os números são da pesquisa mensal de serviços divulgada semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Quanto à receita do setor, o crescimento foi de 12,6% no Estado e de 1,1% no País.

Leia Mais:
Varejo retrai 3,12% no Paraná e 1,47% em Londrina
Vendas para Dia das Mães crescem 1,6%

Imagem ilustrativa da imagem Serviços avançam 2,2% no Estado



O grupo que melhor desempenho apresentou no Paraná foi o de transportes, serviços auxiliares de transportes e correios, cujo volume cresceu 3,8% no primeiro trimestre. Os serviços prestados às famílias cresceram 3,6%. Também subiram os serviços profissionais, administrativos e complementares (2,6%), informação e comunicação (1,7%), e outros serviços (1,1%).

O IBGE também faz um cálculo especial referente às atividades turísticas. Elas tiveram uma redução de volume de 8,3% no País no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. No Paraná, a queda é de 4,7%. Quando analisada a receita, há expansão de 0,3% no Brasil e de 5,5% no Estado. (N.B.)

mockup