Serviço gratuito tira dúvidas de pequenos empreendedores
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 04 de abril de 2005
Ana Paula Lacerda<br>Agência Estado 
São Paulo, 4 (AE) - O engenheiro químico Cristóvão Rocha estava com dificuldades para iniciar sua empresa. Interessado no agronegócio de óleos essenciais, ele não conseguia encontrar informações sobre o capim vertiver, vegetal do qual é extraída uma essência usada em perfumes masculinos e amadeirados. ''Queria saber como cultivá-lo, porque esta é uma área que não conheço,'' conta o engenheiro.
Por meio de colegas de pesquisa, tomou conhecimento do Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT), e resolveu experimentá-lo. ''Enviei um e-mail e, após cinco dias, recebi referências de pesquisas e contatos de pessoas que trabalhavam com o produto. Também me indicaram qual órgão do governo procurar para conhecer resultados de pesquisas com o capim.''
O SBRT é um serviço de tira-dúvidas gratuito formado por sete instituições de pesquisa que visa a responder as perguntas de micro e pequenos empreendedores e também de pessoas que pretendem iniciar um negócio. Inaugurado em novembro, passou de uma média de alguns atendimentos esparsos por semana para a casa das centenas. ''Acredito que esta semana chegaremos ao nosso milésimo atendimento'', diz Eduardo Barbosa, coordenador do Disque-Tecnologia da USP, uma das instituições integrantes da rede. ''Queremos que os empreendedores tenham acesso fácil à informação. Quanto mais a tecnologia e novas técnicas forem aplicadas aos empreendimentos, mais empregos serão gerados e a produção melhorará.''
Para enviar uma dúvida técnica ao SBRT é preciso acessar o site http://sbrt.ibict.br e se cadastrar. ''As informações são sigilosas, mas precisamos delas para realizar pesquisas sobre demanda e prestar de serviços mais específicos.'' A dúvida vai para um centro de triagem e depois é encaminhada a especialistas da instituição de pesquisa mais qualificada para respondê-la.
Participam da rede o Disque-Tecnologia da USP, o Senai-RS, Instituto Tecpar (PR), Uaitec (MG), Redetec (RJ), Retec (BA) e o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília. A resposta para as dúvidas de Cristóvão Rocha sobre o capim vertiver foram respondidas pela Redetec, por exemplo.
''Queremos no futuro ter pelo menos uma instituição em cada Estado para ampliar a abrangência dos atendimentos e indicar órgãos de atendimento mais próximos'', diz Vera Harcar, coordenadora da SBRT na Redetec.
A rede responde a todo tipo de dúvida técnica, ou seja, sobre meios de produção, propriedades de ingredientes e máquinas, entre outros temas. Dúvidas sobre gestão e tributação de empresas estão fora da alçada do SBRT. ''Mas ninguém fica sem resposta. Se for um assunto do qual não tratamos, indicamos para outros órgãos, como Sebrae ou consultorias,'' explica Barbosa.
As perguntas mais frequentes foram as de agronegócios (29%), seguidas por alimentos (22%) e serviços industriais(13%). As regiões Sudeste e Sul são as que mais enviam questões para a rede. A rede se compromete a responder às perguntas em até oito dias úteis. Caso isso não seja possível, o empreendedor é avisado e, a cada oito dias, recebe informações sobre como anda a pesquisa.


