A Associação Comercial do Paraná (ACP) deve anunciar dentro de dez dias um acordo operacional que vai ampliar a ação do serviço Rede Super Fácil sistema que permite ao consumidor descontar suas compras por meio de transferência bancária ou aos lojistas acessar o sistema de consulta de cheque. De acordo com o presidente da entidade, Marcos Domakoski, a ACP estuda quatro propostas para formar uma parceria, que deve ampliar o número de terminais, além de oferecer uma gama maior de serviços.
O presidente da ACP, Marcos Domakoski, disse que a associação está avaliando quatro propostas de grandes empresas, porém ele não quis adiantar de que setores pertencem. Domakoski também preferiu não antecipar o valor dessa transação. ''Neste fim de semana vou estar estudando esse material'', afirmou, acrescentando que deve fechar um acordo no ínicio da próxima semana.
Atualmente, existem pouco mais de mil equipamentos da Rede Super Fácil, concentradas em Curitiba e região metropolitana. ''No ano passado, foram feitas 1,6 milhão de transações comerciais, que movimentaram R$ 4,595 milhões'', informou Marcos Domakoski. Com a parceria, ele acredita que esse mercado possa crescer 15 vezes mais. De 1999 a 2000, as transações financeiras e o número de terminais implantados cresceram 30%.
Domakoski explicou que com a parceria a ACP quer chegar a outros nichos de mercados ainda não explorados pelo sistema de transferência de fundos. Um dos alvos pode ser do segmento dos profissionais liberais, como dentistas e médicos. Outro mercado a ser atingido seria o do pagamento de pedágios. ''A área de atuação vai depender da tecnologia empregada pelo parceiro, que pode usar desde cartões digitais a térmicos'', afirmou.
O acordo da ACP vai ser similar ao que existiu com a Bastec, empresa de tecnologia do antigo banco Bamerindus. Na época, em 1996, a Bastec ficava com 50% dos ganhos da Rede Fácil. Em 1998, por causa da intervenção no banco paranaense, a parte da Bastec ficou com o Banco Central (BC). No ano seguinte, a associação recomprou essas ações do BC. ''Agora vamos alavancar esse sistema que é importante para o lojistas, porque é mais seguro e evita a inadimplência'', acrescentou.

mockup