O projeto Manejo de Baterias, desenvolvido pela operador da telefonia Sercomtel em parceria com a Universidade Estadual de Londrina, pode projetar a operadora londrinense em nível internacional. A Sercomtel Celular acaba de ser classificada para o final do prêmio GSM Awards 2005, com o projeto que cria um método seguro de descarte de baterias usadas. A empresa concorre na categoria mobilidade e comunidade (Mobillity in the Community) e mobilidade e meio ambiente (Mobility in the Environment).
Foram inscritoss ao prêmio 269 empresas de 53 países e 450 projetos. A Sercomtel Celular faz parte de uma lista de 61 companhias indicadas em 12 categorias. ''É a única empresa da América Latina classificada para este prêmio, que é considerado o mais importante do setor de telecomunicações móveis a nível internacional'', informa o presidente da Sercomtel, João Rezende.
Segundo ele, na categoria mobilidade e comunidade a Sercomtel está concorrendo diretamente com empresas como a Fonebak (Inglaterra), Ericsson AB (Suécia), Safaricom (Kenia) e Mobilkom (Áustria). ''Por aí já percebe-se que a disputa é grande'', frisa Rezende, destacando que o projeto Manejo de Baterias foi lançado em novembro do ano passado através da campanha ''Preserve a Vida e o Meio Ambiente''. Até hoje foram arrecadadas cerca de mil baterias no novo sistema. Rezende calcula que em um ano deverá chegar a 10 mil baterias arrecadadas.
Hoje, essa prática disponibiliza coletores nas 39 lojas de atendimento, através de sacos plásticos para embalagem do material. ''O próprio usuário coloca a bateria num saco plástico descartável que é embalado numa caixa e encaminhado para a empresa fabricante, que envia o material para incineração ou reciclagem'', explica o presidente da Sercomtel.
A solução evita o contato direto dos funcionários da operadora com resíduos tóxicos e proporciona à comunidade um local adequado de descarte. ''Estamos dando uma destinação adequada a esse material que antes era descartado de qualquer maneira'', salienta Rezende. O nome da empresa vencedora será divulgado dia 15 de fevereiro, em Cannes (França), durante o 3GSM World Congress.
O prêmio GSM Awards existe há 10 anos e é promovido pela GSM Association, a maior e mais representativa entidade das operadoras e fabricantes da indústria de wireless (sem fio). A entidade reúne mais de 660 membros de operadores de rede de segunda e terceira gerações e mais de 150 fabricantes de equipamentos.

mockup