Senar lança projeto para mulher rural
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 20 de novembro de 1998
Oswaldo Petrin 
Programa inédito Qualidade de Vida Familiar Rural foi lançado ontem pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR), Dow AgroSciences e Sindicato Rural de Londrina, dirigido à mulher rural. O programa vai ministrar cursos gratuitos enfocando assuntos como: o papel da mulher rural na administração e na família, nutrição, higiene, saúde, qualidade de alimentos, proteção ambiental, equipamento para aplicação de agrotóxicos. A meta final do programa é beneficiar mulheres de 420 mil propriedades do Paraná.
Houve cerimônia no Sindicato Rural com a presença do presidente da Faep e do Conselho Administrativo do Senar, Ágide Meneguette; do superintendente do Senar-PR, Ronei Volpi; do presidente do Sindicato Rural, Edison Mazei Ponti; do diretor da Dow AgroSciences para a América Latina, Kazuo Hojo, e outros executivos da Dow. Também no Sindicato Rural houve a primeira reunião com participantes do projeto.
Josoé de CarvalhoUso corretoDemonstração de uso correto de equipamentos de proteçãoA mulher, como agente de melhoria da qualidade de vida no meio rural, tem um papel importante sobre os membros da família, destacou o presidente do Conselho Administrativo do Senar e presidente da Faep, Ágide Meneguette. E Patrícia Lupion Torres, coordenadora pedagógica do Senar, observou que a mulher é o elemento catalisador da família: é ela quem leva o filho para tomar vacina, quem faz matrícula na escola e lava a roupa impregnada de agrotóxicos.
No Centro de Treinamento (CTA) da Faep, em Ibiporã , onde foi renovado convênio entre Senar e AgroSciences, Meneguette, Kazuo Hojo, Volpi e Patrícia Torres Lupion deram entrevista coletiva à imprensa que teve também a participação de Fernando Segovia, gerente geral da Unidade da Dow no Brasil, a segundo maior do grupo (a principal é a dos Estados Unidos).
Parceria A parceria entre Senar e a Dow existe desde 1993. O diretor da Dow para assuntos públicos e governamentais para a América Latina, Kazuo Hojo, disse que os programas de apoio ao desenvolvimento rural do Senar são modelo para o mundo e que sua empresa participa da parceria porque vê resultados e eficácia. Ele disse que o Senar tem uma metodologia e uma didática que penetram nas comunidades rurais porque seus técnicos conhecem a cultura e a linguagem dessas comunidades. A tecnologia agrícola evoluiu muito e quer levar o melhor para o agricultor mas, às vezes, esbarra na cultura do campo. Investimentos sociais fazem parte da filosofia das empresas.
Kozo disse também que o Senar vem fazendo um grande investimento social porque está trabalhando a qualidade de vida. Não adianta ingressar na agricultura de precisão - que é a palavra de ordem -, se a grande maioria dos habitantes da zona rural ainda não domina técnicas mais simples. É bom que haja esses avanços, mas os benefícios têm que ser compartilhados. Sobre os benefícios dos projetos do Senar, Kozo observou que nenhum outro programa de treinamento e orientação técnica beneficiou tantos produtores e seus empregados.


