Com exposição de veículos e a participação das principais empresas nacionais que investem em eletromobilidade, o Senai no Paraná, com apoio do BNDES, lançou na última terça-feira (9) o 1º Centro de Tecnologia de Veículos Híbridos e Elétricos do País. O evento foi no Campus da Indústria, durante a programação do Encontro de Inovação em Eletromobilidade, com painéis e palestras para promover a discussão sobre o tema.

O diretor regional do Senai, José Antonio Fares, afirma que o centro colocará o Estado no centro do ecossistema de inovação do setor. "O Paraná apresenta mercado para prospectar nesse cenário e, com o apoio do BNDES, quisemos trazer esse investimento para a inovação tecnológica", explicou.

Expositora no evento, a Renault destacou a necessidade de capacitar profissionais, como ocorre hoje em parceria com o Sistema Fiep."Atualmente, já temos mais de 150 veículos elétricos rodando e queremos caminhar com o mercado", diz a responsável por relações internacionais da empresa, Evilym Machado.

O novo Centro de Tecnologia contará com oito laboratórios equipados com máquinas de última geração, Espaço Maker e 13 salas que receberão aulas teóricas. Foram investidos recursos em tecnologia de ponta, que serão voltados para atuação no desenvolvimento de baterias, utilizando simuladores e sistemas de dados veiculares on road.