Seminário discute amanhã
o ‘‘marketing das frutas’’
Da Redação
Analisar as experiências dos Estados Unidos e outros países para agregar valor no negócio de frutas frescas e as chances do Brasil - maior produtor mundial de frutas tropicais - de aumentar a sua participação no mercado mundial. Este é um dos objetivos do Seminário ‘‘A Nova Tentação do Marketing das Frutas - Experiências do Brasil e Estados Unidos’’. O seminário acontece amanhã, das 18h30 às 22h30 no auditório da Escola Superior de Marketing e Propaganda, em SP. O seminário será apresentado por executivos e especialistas do Grupo de Estudos dos Negócios e Operações de Marketing em Agribusiness.
O seminário mostrará a metodologia de trabalho de empresas norte-americanas e suas ações no mercado, através da apresentação de cases de sucesso, por Fabiana Borges, diretora da Produce e responsável no Brasil pelos projetos da Washington Appel Comission, Pear Bureau Northwest e Callifornia Three Fruit Agreement.
Já as experiências e programas brasileiros de agronegócios de frutas em São Paulo e trabalhos em desenvolvimento no Ceasa-SP serão relatados por Otávio Gutierres, diretor da Câmara de Agronegócios da Secretaria da Agricultura, e por Anita de Souza Dias, responsável pelo Programa Produtos Diferenciados da Ceagesp. Os debates serão coordenados por José Luiz Tejon Megido e Coriolano Xavier, do Genoma/ESPM, autores do livro Marketing & Agribusiness.
Barreiras comerciais, sanitárias e tarifas, além do ‘‘custo Brasil’’ são os desafios que os fruticultores precisam articular para participar do mercado mundial, um atraente negócio que movimenta US$ 22 milhões/ano. Informações (011) 240-4940 (011) 530-5580