Semana do MEI 2025 atua no fortalecimento do empreendedorismo
Até a próxima sexta-feira (30), programação inclui palestras, seminários e rodada de negócios; atividades são gratuitas
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segunda-feira, 26 de maio de 2025
Até a próxima sexta-feira (30), programação inclui palestras, seminários e rodada de negócios; atividades são gratuitas
Simoni Saris - Grupo Folha

Entre os pequenos negócios, as MEIs (Microempresas Individuais) têm a maior taxa de mortalidade. Segundo o Sebrae, 29% delas fecham após completarem cinco anos de atividade. Pouco preparo, falta de planejamento e dificuldade na gestão do negócio estão entre as causas do encerramento do CNPJ. Mas não precisa ser assim. Para quem está começando a empreender ou já está nesse caminho, uma palavra é fundamental: planejamento.
Com planejamento é que se faz a programação dos investimentos, se define o público-alvo, o posicionamento da empresa no mercado, cálculo de receitas e despesas e definição da margem de lucro. Ações que podem tornar o negócio mais sustentável e garantir a sua longevidade.
Até o próximo dia 30, acontece em todo o Brasil a Semana do MEI 2025. Além da programação nacional, disponível no portal do Sebrae, a Sala do Empreendedor de Londrina preparou uma programação local para atender quem procura no conhecimento um meio de expandir horizontes profissionais.
Na manhã desta segunda-feira (26), microempreendedores individuais de diversas áreas de atuação participaram da palestra Prospecção de Clientes Quentes, proferida pelo mentor em Vendas do Instituto Conecta & Cresce, Clayton Fukumathi. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda, em parceria com a Asselm (Associação de Empreendedores de Londrina e Região Metropolitana).
Fukumothi considera o conhecimento em vendas e o planejamento financeiro os pilares principais na estruturação de um bom negócio. Em sua palestra, o foco foi o primeiro pilar.
“É preciso saber vender e saber para quem vender. Às vezes, o empresário tem um bom produto, um bom serviço, mas não sabe apresentá-lo para as pessoas”, disse Fukumothi. Oferecer uma experiência e não apenas um produto ou serviço, deve ser um diferencial, assim como a facilidade de acesso a ele. Para crescer, é necessário massificar as vendas, criando estratégias específicas para o público-alvo.
“Depois que começa a fazer boas vendas, o empresário tem dificuldade de planejamento financeiro. Será que o planejamento de preço está condizente com o lugar aonde eu quero chegar?”
Sem orientação, o empreendedor pode ficar perdido ou, sem se dar conta, trabalhar com lucro baixo, quase no prejuízo, porque está entrando dinheiro no caixa. “Acha que a roda está girando com abundância e não está porque não leva em consideração os insumos, como gás, energia elétrica, o tempo”, destacou Fukumothi.
Tem muito empreendedor que inicia e encerra um negócio com a ideia de que o sucesso ou fracasso depende da capacidade de investimento, mas esse não é o ponto primordial. “Se não tiver a clareza de onde quer chegar e o que precisa fazer, vai se endividar e entrar em um buraco. Dinheiro por dinheiro não resolve.”
Mesmo que o produto ou serviço ofertado não seja uma inovação e existam no mercado vários outros profissionais atuando no mesmo ramo, o mercado nunca vai estar saturado para quem encontra o seu diferencial, alcança seu público e conquista a confiança do cliente. “Todo negócio existe para resolver problema. De tempo, de custo. Qual problema você resolve na vida do seu cliente?”, provocou o mentor de Vendas.
“A maioria dos empreendedores abre uma empresa pensando em resolver um problema só deles, que é a necessidade de dinheiro. Aí é que está o erro. Pode abrir a empresa para ganhar mais dinheiro, mas tem que fazer alguma coisa diferente para se destacar no mercado, se não, fica sempre enxugando gelo e ganha só para pagar as contas.”
Há cinco anos, Rosângela Araújo deixou a carreira de secretária executiva e criou a Docinhumm Geléias Artesanais. Desde então, vem apostando em um diferencial que são os sabores inusitados. As combinações criativas que saem da sua cozinha a fizeram ter um produto único. Banana e cacau, repolho com gengibre e alho-poró são algumas das opções que dividem o espaço com as geleias tradicionais no cardápio elaborado por Araújo.
Além da qualidade do produto que vende, a empresária também investe em conhecimento e procura sempre se aperfeiçoar e se manter atualizada. “Estou aqui para aprender mais, para ter mais condições de levar meu negócio adiante, eu quero crescer e a gente sempre precisa de um aprendizado maior, de networking e pessoas que nos ajudem a avançar.”
Valéria Soares Remigio viu no empreendedorismo uma forma de voltar ao mercado de trabalho depois de mais de 15 anos de afastamento. O caminho escolhido foi a produção de bolos caseiros. Durante a pandemia, a confeiteira investiu em um curso, decidiu se aprimorar em novos sabores e assim surgiu a Farinha Doce. “Sempre procuro trazer um sabor diferente, como abóbora com côco, mandioca com côco caramelizado, morango caramelizado e café com chocolate”, comentou.
A dificuldade de Remigio não está na cozinha, mas na divulgação de seu negócio. “Parece que eu tenho um bloqueio. Para vender o alimento, a gente tem que criar o desejo e a divulgação é onde eu mais tenho dificuldade. Estou aqui buscando conhecimento para ver se dá uma virada de chave e acabo com os bloqueios que a gente coloca onde não deveria ter.”
Programação
Nesta terça-feira (27), a Semana do MEI oferece uma oficina sobre nota fiscal. A atividade acontece de modo virtual, às 18h30.
Na quarta-feira (28), às 14 horas, será realizado um seminário sobre crédito, no qual serão apresentadas as linhas das Fomento Paraná e as ferramentas disponibilizadas aos empreendedores pelo Sicoob e Banco do Brasil. Neste dia, a Sala do Empreendedor terá o horário estendido até as 16 horas.
Na quinta-feira (29), às 14 horas, o Sebrae promove uma rodada de negócios com o objetivo de estimular o networking entre os participantes e gerar oportunidades de parcerias e novos negócios.
Durante as atividades de quarta e sexta-feira, o Sebrae terá um consultor apoiando o atendimento da Sala do Empreendedor, já que no dia 31 de maio encerra o prazo para os MEIs enviarem sua declaração anual de faturamento. Quem quiser ter esse suporte, basta ir à Sala do Empreendedor com as informações do faturamento mensal. Não é preciso fazer agendamento, mas pede-se aos empreendedores que cheguem até as 13 horas para que o atendimento seja feito com conforto e qualidade.
A Sala do Empreendedor funciona na rua Pernambuco, 162, no Centro de Londrina, de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas.
Serviços gratuitos oferecem suporte aos empreendedores
Londrina tem 55 mil MEIs formalizados em diversos segmentos, mas ainda há muito espaço para novos empreendimentos. Quem quiser iniciar um novo negócio pode começar indo até’a Sala do Empreendedor, que atua em parceria com o Sebrae-PR.
No espaço, o empresário recebe apoio desde o processo de abertura do CNPJ, regularização de documentos, emissão de boletos e notas fiscais até a oferta de consultoria. Tudo gratuitamente.
“As microempresas são uma força produtiva que colabora para a economia, colabora para o desenvolvimento local, e está transitando em todo os setores. Nós damos o suporte e todas as ferramentas para ajudar”, disse o secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, César Makiolke.
Quem tem uma ideia de negócio, precisa investir para tirar o projeto do papel, mas não tem recursos disponíveis, a Sala do Empreendedor também oferece credenciamento junto à Fomento Paraná,.
A instituição financeira do governo do Estado oferece linhas de crédito até R$ 20 mil para quem tem CNPJ há mais de 12 meses, mas para quem ainda não está formalizado, pode contrair o empréstimo com o próprio CPF, até R$ 5 mil. O órgão estadual de fomento também oferece juros subsidiados que partem de 0,94% ao mês pelo Banco da Mulher Paranaense e condições de pagamento facilitadas. “O empréstimo pode ser pago em até 36 vezes e, se for necessário, a gente consegue aplicar uma carência de até três meses para começar a pagar”, ressaltou Makiolke. “A gente também orienta na correta aplicação.”
“O grande desafio do empreendedorismo é o planejamento. Quando a pessoa se planeja, consegue visualizar a operacionalidade do seu negócio. Se o empresário consegue saber quem é o seu cliente, como divulga o seu produto ou serviço, quanto vai custar, o custo fixo e o variável, já é um excelente começo. Esse é o principal desafio”, apontou Emanuel Barbiero Antonio, que atua no atendimento aos empreendedores no Sebrae-PR.
Além de promover eventos, como a palestra sobre prospecção de clientes que aconteceu dentro da Semana do MEI nesta segunda-feira (26), a Asselm (Associação de Empreendedores de Londrina e Região) também oferece suporte aos empreendedores e futuros empresários.
Fundada há dois anos, a associação realiza feiras, cursos de capacitação e abre a oportunidade de realização de networking entre os seus associados. “Nosso foco é em capacitação e networking. Criamos uma comunidade, onde também reunimos vários empreendedores do mesmo segmento para comprar insumos com preço mais acessível”, disse a presidente da Asselm, Nathanaele Amarantes.(S.S.)

