O nome pode parecer complicado, mas o significado é simples. Uma spin-off é um negócio ou um produto criado a partir de uma empresa existente. Este será o tema de uma palestra voltada para micro e pequenas empresas, promovida pelo Sebrae/PR, APL de TIC de Londrina e Software by Maringá, às 14h, da próxima segunda-feira (7). As inscrições são gratuitas e podem ser confirmadas no site: forms.office.com/r/wx2rU9RXvs

A palestra convida os empresários a aprenderem como a TOTVS desenvolve suas spin-offs e descobrirem os caminhos para suas empresas criarem novos modelos de negócios. A apresentação será feita pelo general partner do Grupo TOTVS, Felipe Fornazieri. Ele vai mostrar com a empresa se tornou um caso de sucesso na criação e aquisição de novos negócios fazendo da inovação aberta um diferencial competitivo e consolidando-se como uma das maiores empresas de softwares do mundo.

O head da TOTVS no norte do Paraná, Otávio Tonholo, conta que a empresa conta com um hub de inovação aberta e conexão de startups, o iDEXO que, desde sua criação, em 2017, já apoiou mais de 70 empresas de base tecnológica. No processo de aceleração, a TOTVS oferece suporte na estruturação, não só financeira, mas intelectual, de novos produtos e serviços. Muitas dessas startups se tornam parceiras da empresa.

“As spin-offs representam a chance de pivotar novos negócios, trazer novos sócios e novos ares para a empresa, podendo ou não ter relação com o negócio principal. Temos algumas spin-offs que saem do viés comum e trazem um novo público, receita e olhar para dentro”, explica Tonholo.

Após a palestra, os empresários serão apresentados ao Programa Spinoff Go, do Sebrae/PR, em parceria com o APL de TIC de Londrina e Software by Maringá. A consultora do Sebrae/PR, Danubia Milani, diz que o objetivo é despertar nas pequenas empresas o interesse em criar ou adquirir novos modelos de negócios.

“As spin-offs são uma oportunidade para as empresas colocarem novas ideias no mercado e potencializarem o seu mix de produtos”, afirma Danubia.

O programa começa no dia 18 de agosto, com um workshop de Validação, Modelo de Negócio e MVP. No dia 23 de agosto, as empresas se reunirão em Maringá para um workshop de Pitch e Pré-Banca. Nos dias 24 e 25 de agosto, estão programadas mentorias individuais com cada spin-off. E no dia 29 de agosto, durante o evento ECO.TIC’NOVA, em Londrina, será realizado o Pitch Day, com a apresentação dos projetos ao ecossistema de inovação.

O empresário e presidente do APL de TIC de Londrina, Thiago Zampieri, além de apoiador, participará do evento com o intuito de buscar conhecimento para o seu próprio negócio, a Corelab, que ele define como uma “fábrica de startups”.

“Ajudamos as startups a acelerarem os seus negócios. Parte dos nossos clientes é formada por empresas nas quais temos participação”, conta.

A palestra será realizada na sede da Regional Norte do Sebrae/PR em Londrina, que fica na Avenida Santos Dumont, nº 1.335, Bairro Aeroporto. As vagas são limitadas.