O projeto de exportações do setor de vestuário do Paraná, desenvolvido pelo Sebrae/PR, está buscando novas alternativas para as empresas estaduais. O projeto visa fomentar as exportações das empresas e já aplica a metodologia dos consórcios. O primeiro formalmente constituído no Estado está em atividade em Maringá.
Na busca de novos processos, consultores do Sebrae/PR e empresários do ramos foram conhecer o projeto Exportapex, desenvolvido com as indústrias de vestuário pelo Sebrae, no Rio Grande do Sul, desde 1998.
O projeto já está sendo adotado pelas indústrias paranaenses e estará disponível em algumas semanas. Pela metodologia usada no Rio Grande do Sul, é feita inicialmente uma prospecção de mercado no exterior para os principais produtos regionais. Depois, as empresas são convidadas a conhecer os resultados e, com base nas informações recebidas (tipo de produto, preço, compradores e demanda, entre outras), decidem pela participação ou não nas negociações com os futuros compradores.
Caso optem por seguir adiante, serão agendadas visitas de pequenos grupos de empresários acompanhados de um consultor aos países/clientes, já com o objetivo de fechar negócios. De acordo com indicações do Sebrae do Rio Grande do Sul, foi requisitado orçamento junto a uma consultoria especializada em confecções para prospecção de mercado no Chile ainda este ano.