O Sebrae de Londrina está fazendo simulações sobre as várias formas de enquadramento do Supersimples para empresários que ainda estão com dúvidas quanto à adesão. A análise é feita de forma individual, sem custos, mas deve ser agendada previamente. Na próxima terça-feira vence o prazo para que as empresas façam opção pelo Simples Nacional. A adesão deve ser feita no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br).
Conforme o consultor de Desenvolvimento do Sebrae, Joel Franzim Júnior, a nova lei revelou às empresas a necessidade do planejamento tributário. ''Há muitas dúvidas entre os empresários até porque falta regulamentação de alguns itens'', observa. O presidente do Arranjo Produtivo Local (APL) de Tecnologia da Informações (TI) de Londrina e Região, Marcus Friedrich von Borstel, afirma que o setor está articulado em busca de incentivos que irão ajudar no desenvolvimento do segmento.
''O setor de TI não tem uma grande expressão econômica, mas influencia em toda a cadeia produtiva. O diferencial é que a tecnologia contribuiu para aumento da competitividade de outros segmentos'', observa von Borstel. As articulações estão em torno da implantação do ''ISS tecnológico'' em Londrina - projeto que está sendo executado em parceria com o núcleo tributário da Ordem dos Advogados do Brasil -e do projeto de incentivos fiscais elaborado pela Associação das Empresas Brasileiras de Teconologia da Informação, Software e Internet (Assespro).
Ele acrescenta que o Sebrae já reconheceu o segmento de software como estratégico e que a Secretaria de Estado do Planejamento já considera o APL de Londrina como prioritário para o governo. Além disso, a Prefeitura iria incluir o setor como prioridade no Plano Diretor a partir do próximo ano. A região - que abrange um raio entre Cornélio Procópio e Apucarana - conta com mais de cem empresas, das quais 15% são exportadoras. O setor tem forte atuação no desenvolvimento de programas que beneficiam outros pólos industriais como as indústrias de bonés e a moveleira, por exemplo.
BNDES - Representantes do APL de TI de Londrina participam amanhã de uma reunião na sede da Fiep, em Curitiba, com diretores do BNDES para discutir políticas para alavancar o setor. (F.M.)

mockup