Na noite desta terça-feira (5), o Sebrae Paraná promoveu a palestra “Empreendedorismo e Empoderamento Feminino”, no Clube das Mães Unidas, na região leste de Londrina. Esta foi uma ação do programa Empreenda + Londrina, realizada com o apoio de mais de 20 instituições com o objetivo de descentralizar o conhecimento e fortalecer o empreendedorismo em todas as regiões da cidade.

A consultora do Sebrae Paraná, Fernanda Campaner, explica que o programa divide as cinco regiões de Londrina – norte, sul, leste, oeste e centro – em 16 microrregiões para levar ações gratuitas à população e contribuir com o objetivo principal do MasterPlan, que é transformar Londrina em uma cidade inovadora, sustentável e com vida de qualidade até 2040.

“Muitas vezes, os cursos e qualificações ficam focados em regiões específicas da cidade, especialmente, centro e sul. O Empreenda + Londrina facilita o acesso ao conhecimento. Queremos estar mais próximos da comunidade”, explica Fernanda.

O Clube das Mães Unidas atua há quase 42 anos na oferta de capacitação profissional, com cursos que vão de estética, confeitaria, informática a cuidados com idosos. A coordenadora de projetos, Malene Zanuto, diz que o foco do trabalho da instituição é a capacitação para geração de renda. Hoje, o clube possui 437 alunos, sendo 95% deles mulheres. “A palestra foi uma oportunidade de visualizarem que é possível realizar o sonho de empreender”, afirma.

Para a aluna do curso de depilação do Clube das Mães Unidas, Daniele Cristina de Andrade, a palestra foi oportuna. “A gente expande o conhecimento, é muito gratificante. Saímos mais entusiasmadas e motivadas”, conta. Ela trabalhava como entregadora de encomendas e decidiu mudar de área para empreender. “Também faço um curso de maquiagem e quero me especializar em outras áreas para ter meu espaço”, diz.

A também aluna do curso de depilação, Heleni de Moraes, participou da palestra para agregar conhecimento para o seu atual e também futuro negócio. “Já conheço o Sebrae e quando soube do evento vim correndo”, brinca. Ela já é formalizada, comercializa materiais pedagógicos e promove feiras de livros, e agora vai trabalhar com depilação como forma de agregar renda.

O programa Empreenda + Londrina é uma realização do Sebrae Paraná; Senac; Sesc; Sesi; Senai; Acil; PUCPR; Pastoral do Empreendedor Londrina; UEL; IFPR; TI Paraná; Sest; Senat; Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda de Londrina; Secretaria Municipal de Gestão Pública de Londrina; Prefeitura de Londrina; Cresol; UniCesumar; Sicredi; Unicred; Codel; Procon Londrina e Uniprime.

Confira a programação dos próximos eventos:

07/07 – ACIL – Lançamento do Núcleo Empreender, na Avenida Bandeirantes, 677, Sicredi

08/07 – ACIL – Lançamento do Núcleo Empreender, na Avenida Saul Elkind, 1.555, Sesc Londrina Norte

18/07 – Sebrae Paraná – Palestra sobre Empreendedorismo e Comportamento Empreendedor, na Rua Olívio Pedro Benato, 80, Igreja Presbiteriana Maanaim

27/07 – Sebrae Paraná – Rodada de Negócios, na Rua Ibirá, 99, Paróquia Nossa Senhora Rainha do Universo

23/08 a 28/08 – Sebrae Paraná/Sesc/SMTER – Semana Portas Abertas para Empregabilidade e Renda, na Rua Sergipe, 52, Sesc Cadeião

17/09 – Acil/Sebrae Paraná – Atendimento local para esclarecimentos de dúvidas, na Rua Sergipe

As atividades seguirão até o fim do ano. Para informações sobre como participar, ligue (43) 3373-8017.