Sebrae programa 18 rodadas de negócio para este ano
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 13 de janeiro de 1998
Londrina 
O bom desempenho das oito rodadas de negócios promovidas durante o ano de 97, em todo o Estado, levou o Sebrae a multiplicar essa modalidade de negociação entre grandes empresas compradoras e pequenas fornecedoras. Para 98, estão previstas 18 rodadas de negócio no Paraná. No ano passado, durante as rodadas, foram agendados 1.498 encontros entre quem quer comprar e quem quer vender. A estimativa de negócios gerados foi em torno de R$ 87,9 milhões.
Dentre as possibilidades de negócios identificadas, 91,7% dos participantes afirmaram que os negócios serão concretizados. Do número de empresas que participaram, 84% são pequenas, o que mostra que as rodadas são um grande oportunidade de negócios para o setor. A maioria dos eventos aconteceu no interior.
Para realizar as rodadas, o Sebrae cadastra as empresas âncoras (compradoras) que definem os produtos que têm interesse em adquirir. A lista de produtos é divulgada para que os fornecedores interessados se inscrevam. O Sebrae programa os encontros.
Para este ano, além de continuar realizando as rodadas, o Sebrae irá montar um banco de dados com os produtos que as empresas procuram e não encontram em sua região.
Em 97, foram realizadas as seguintes rodadas: duas em Curitiba (durante a Feira do Empreendedor e na Software Al Investe); duas em Londrina (para o setor de construção civil e uma multisetorial); uma em Campo Mourão (agropecuário); uma em Arapongas (moveleiro); uma em Maringá (multisetorial); e uma em Cascavel (multisetorial). No total, participaram 95 empresas âncoras e 780 fornecedores.
A primeira rodada de 98 será dia 18 de março, em Pato Branco, dirigida aos setores de supermercado e moda. Em 26 de março, será em Paranavaí, para o setor de alimentos. Em abril, dia 16, será realizada uma rodada em Londrina (construção civil), e dia 29, em Cascavel. Em maio, dia 12, será em Curitiba, durante a Expo Foto; e, dia 28, em Maringá (multisetorial).
Em junho, dia 18, será realizada uma em Curitiba (segurança); e dia 30, em Umuarama (setor de alimentos). Em julho, dia 16, em Curitiba, para o setor metalmecânico; dia 30, em Londrina (multisetorial). Em agosto, dia 6, em Cascavel; dia 20, em Maringá, durante a Feira do Empreendedor. Em setembro, dia 13, em Foz do Iguaçu, durante o Encontro Internacional Empretec; dia 24, em Campo Mourão, para o setor de alimentos.
Em outubro, dia 1º, a rodada acontece em Arapongas, para o setor moveleiro; e dia 22, em Curitiba, para a construção civil. Em novembro, dia 6, em Londrina na área de franquia; e dia 19, em Cascavel.


