O Sebrae/PR apresentou nesta semana o projeto para a construção de sua nova sede em Londrina. Durante evento na noite de segunda-feira, na Chácara da Graciosa, autoridades e representantes da sociedade civil conheceram a maquete do novo espaço, que terá quatro pavimentos e será construído em uma área de 4.648 metros quadrados nas proximidades do Aterro do Lago Igapó, no Parque San Pablo.

Imagem ilustrativa da imagem Sebrae apresenta projeto da nova sede de Londrina
| Foto: Thomé Lopes/Sebrae

O prédio será construído num terreno situado no encontro das ruas Bento Munhoz da Rocha Neto com a Eurico Hummig, área que foi doada pelo Município, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) e a Companhia de Habitação (Cohab-LD); e aprovada pela Câmara dos Vereadores.

“É uma obra maravilhosa que será construída ali no Aterro do Igapó, uma das mais belas áreas da cidade e será um investimento importante porque vai gerar empregos, renda, movimentar a economia de Londrina”, destacou o prefeito Marcelo Belinati. Ele disse estar muito grato pelo Sebrae ter escolhido Londrina para fazer estes investimentos e destacou a parceria do Município com a entidade, no fomento aos pequenos empreendedores, entre outras ações.

Projetada para atender aos empreendedores de Londrina e de todo o norte do Paraná, a nova sede terá investimento estimado em R$ 32,7 milhões, com recursos próprios. A estrutura terá um tamanho quatro vezes maior do que a atual sede da entidade, que fica na avenida Santos Dumont, e que tem mil metros quadrados. Até o final deste ano, devem ser concluídos os projetos executivo, hidráulico, elétrico e estrutural. Em janeiro de 2023, será aberta a licitação e a expectativa é iniciar as obras no segundo semestre e concluí-las em até 24 meses.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Fernando Moraes, afirmou estar entusiasmado e otimista com a novidade. “A nova sede vai potencializar e unir ainda mais o setor produtivo de Londrina e região”, projetou.

Para o gerente da Regional Norte do Sebrae/PR, Fabrício Bianchi, este é um sonho realizado. “É um divisor de águas, não só por causa da estrutura, mas pelo que nós poderemos fazer pelas micro e pequenas empresas do norte do estado”, comemorou Bianchi.

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, disse que Londrina, a segunda maior cidade paranaense, precisa ter uma sede com capacidade para atender aos empresários de todo o norte do estado. “Este é um momento importante de expansão do Sebrae no Paraná, com novas unidades e melhorias das unidades existentes”, destacou.

O conselheiro do Sebrae/PR, Ercilio Santimoni, ressaltou que havia a necessidade de melhorar o atendimento aos empreendedores da região. “O empreendedorismo cresceu demais com a pandemia, porque muitas pessoas que eram empregadas ou informais foram para a formalidade e precisamos ter condições de bem atender o nosso público”, justificou.

O vice-governador do Paraná, Darci Piana, que estava presente e é presidente licenciado da Fecomercio-PR, agradeceu ao prefeito Marcelo Belinati pela parceria com o Sebrae e disse que será construída em Londrina a melhor sede do Estado. “Vai ser a mais bonita de todas as sedes que eu conheço”, declarou.

O projeto

A nova sede do Sebrae/PR terá 4.648 metros quadrados de área construída em um terreno de 6.584 metros quadrados. É um projeto moderno, com acessibilidade e ecologicamente correto. A fachada tem elementos sustentáveis e painéis fotovoltaicos, para reduzir os custos com energia elétrica.

O térreo e o primeiro andar serão exclusivamente voltados aos clientes. Os espaços serão flexíveis e integrados, com áreas para atendimento, atividades de treinamento e eventos, além de sete salas para cursos de capacitação, com capacidade para 90 pessoas em cada uma delas.

No segundo andar, haverá espaços funcionais para atendimento aos clientes e também para os departamentos administrativos e operacionais do Sebrae/PR. O novo prédio terá nove salas de consultoria instaladas no térreo, primeiro e segundo andares, um auditório e dois estúdios de gravação. No subsolo, estacionamento para veículos.

A obra inclui vagas verdes, sistema de automação, equipamento econômico de climatização e outras melhorias ecologicamente corretas, o que deve possibilitar o recebimento de certificações de sustentabilidade.

O projeto também aproveitou o desnível do terreno para a construção de uma praça com dois espaços integrados, que poderão ser utilizados para lazer e realização de eventos para a comunidade.

Os muros do local poderão servir como telas para valorizar o trabalho de artistas locais. Todas essas escolhas foram feitas para proporcionar a melhor experiência aos clientes do Sebrae/PR, contribuindo para transformar os pequenos negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável do Brasil. (Com informações do Sebrae e N.Com)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.

mockup