Representantes de entidades de Londrina envolvidas na organização de um Plano de Retomada da Economia organizam ações estratégicas para beneficiar empresas locais. Nesta sexta-feira (19), consultores da Regional Norte do Sebrae/PR apresentaram um relatório sobre os impactos econômicos da Covid-19 em Londrina.

Imagem ilustrativa da imagem Sebrae apresenta indicadores para Plano de Retomada da Economia
| Foto: Isaac Fontana/Frame Photos/Folhapress

O levantamento, elaborado com o apoio das entidades e a Logos Consultoria, apontou que 81% das empresas da cidade foram afetadas pela pandemia em 2020. O índice inclui micro, pequenas, médias e grandes organizações com atuação em Londrina.

A pesquisa contou com a participação de 829 empresários e comerciantes de 32 atividades econômicas diferentes. A queda no faturamento foi constatada em 72,6% dos casos. Os empresários das atividades ligadas às academias, alimentação e eventos estão entre os que mais relataram prejuízos.

O estudo retratou ainda um Índice de Vulnerabilidade Empresarial (IVE/Covid-19) para classificar as atividades mais impactadas pela pandemia. Segundo a consultora do Sebrae/PR, Aline Pancera, enquanto os setores de eventos; turismo e hotelaria; academias, esportes e personal trainer; alimentação fora de casa; indústria do vestuário, calçados, acessórios e moda e comércio varejista ocuparam as posições mais altas da classificação, atividades ligadas ao artesanato; atividades imobiliárias; serviços de água e esgoto; transporte, logística e armazenagem; tecnologia de informação e comunicação e supermercados, hipermercados, atacados, mercearias e armazéns apresentaram os menores índices de vulnerabilidade. O indicador considerou os resultados financeiros de cada segmento, os postos de trabalho e a retomada econômica e setorial.

O próximo passo, de acordo com o consultor do Sebrae/PR, Sérgio Ozório, é elaborar programas de suporte para os empresários. “Nos próximos 90 dias, nós queremos implementar ações para minimizar os impactos da pandemia na nossa economia. Em termos de incentivo a compras públicas, por exemplo, o ‘Compra Londrina 2.0’ vem com uma série de ações para já para beneficiar as empresas locais. Na parte de transformação digital das empresas temos uma série de capacitações prontas para serem inseridas”, comentou.

O Plano de Retomada deve incluir ainda ações para atrair investimentos, estimular o empreendedorismo, fomentar o associativismo, aprimorar a qualificação empresarial e desenvolver sistemas locais de apoio ao crédito junto a instituições financeiras.

Entre os entrevistados para a pesquisa, 33% informaram que precisaram recorrer a créditos para a manutenção das atividades. Dados do Ministério da Economia apontaram que o setor que mais demitiu em 2020 em Londrina foi o de serviços com a redução de 1.679 postos de trabalho.

Quase 76 mil acordos de adesão ao programa de Benefício Emergencial, do Governo Federal, foram firmados entre 37,8 mil funcionários e 6,7 mil empregadores da cidade. Os setores de fabricação de móveis, comércio atacadista e turismo e hotelaria foram os mais impactados pelas demissões entre janeiro e dezembro do ano passado.

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.