Santader-Banespa lidera lista de reclamações do BC
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 15 de abril de 2002
Agência Estado 
Brasília Os maiores bancos em número de clientes do País são também os campeões de reclamações no Banco Central. Um levantamento feito pelo BC com base nas queixas que chegam às centrais de atendimento da instituição mostra que os correntistas não têm muito para onde correr se quiserem fugir do mau atendimento. As grandes instituições financeiras que dominam o mercado públicas e privadas, nacionais e estrangeiras , como Santander/Banespa, Bradesco, Banco do Brasil e Nossa Caixa, estão no ranking das 10 que mais recebem reclamações.
O Banespa, um ano e meio após a privatização, encabeça a lista, juntamente com o seu controlador, o espanhol Santander. Na sequência, vêm bancos que ingressaram no País com a proposta de melhorar o atendimento, aumentar a competitividade e trazer mais tecnologia, como o HSBC e o ABN, que ocupam o segundo e terceiro lugares no ranking, respectivamente. Em seguida estão Unibanco, CEF, Bradesco, Itaú e Banco do Brasil, Banco do Estado do RS e Nossa Caixa.
As queixas apresentadas ao BC vão desde filas longas, atendimento ruim, tarifas elevadas, problemas com débitos e saques na conta corrente e uso dos caixas expressos. Ao todo, o BC recebeu, somente em março, 2.642 reclamações, que foram encaminhadas pessoalmente, por carta, e-mail ou pelo telefone. Qualquer pessoa pode verificar os números no site do BC (www.bcb.gov.br).


